O município de Gravataí foi reconhecido, na tarde desta quinta-feira, 5, pela intensificação de esforços para elevar a cobertura vacinal de diversos imunizantes em crianças e adolescentes na cidade. Em evento promovido pela Secretaria da Saúde do RS (SES/RS) em parceria com o Ministério Público Estadual (MPRS), o município gravataiense recebeu certificação pelo desempenho de vacinar 80,74% dos meninos de 9 a 14 anos contra o HPV neste ano.
Na solenidade, Roger Tomazi, de 11 anos, representou Gravataí ao discursar sobre a importância da imunização para a prevenção de diversas doenças. “Vacinas ajudam a garantir a segurança das crianças. Elas salvam vidas”, disse o menino.
Na mesma oportunidade, o município recebeu o Selo Prata – Município Amigo da Vacina, ao atingir a cobertura das metas de cobertura vacinal dos imunizantes pentavalente e tríplice viral no último ano. Na Categoria Baby, o município atingiu o índice de cobertura maior ou igual a 95% para a vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B.
Já na Categoria Dente de Leite, Gravataí teve cobertura preconizada de 95% ou mais para a vacina tríplice viral, imunizante que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. “Esse resultado é mérito das nossas competentes equipes da rede de saúde, em especial as equipes de vacinadores. Com os esforços de todos, conseguimos atingir altos índices de coberturas vacinais”, destaca o secretário municipal da Saúde, Regis Fonseca.
Para alcançar tais resultados, explica o secretário, o município aderiu a diversas estratégias, como a busca ativa de crianças com doses em atraso, ações em parceria com escolas da rede municipal e estadual e ampliação de horários de salas de vacina em unidades de saúde.
“Acreditamos na ciência e apoiamos a vacina sempre. Esses resultados mostram que nosso Estado reconhece isso e valoriza os esforços dos municípios no cumprimento dessas metas de cobertura vacinal”, reforçou o governador Eduardo Leite.
Entre os 497 municípios do RS, 417 deles foram premiados como Municípios Amigos da Vacina. “Esse é um trabalho fantástico realizado entre várias frentes. Sempre reforçamos que as vacinas protegem as crianças desde o nascimento”, complementou a secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann, que, durante a iniciativa, também assinou portaria garantindo novas ações para aumentar ainda mais as coberturas vacinas para 2025.
Todas as 30 unidades de saúde de Gravataí possuem um local específico para a imunização. Nos locais, mais de 20 imunizantes são ofertados, de forma a proteger crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Em caso de necessidade de atualização de alguma vacinação em atraso ou informação sobre doses a serem recebidas, procure a unidade de saúde mais próxima da residência.