CULTURA

Exposição Construindo Afetos é inaugurada em Gravataí, após premiação no 8º Dana de Artes Visuais

Contemplada com o 3º lugar no 8º Prêmio Dana de Artes Visuais (Edital 02/2024), a exposição é promovida pela empresa Dana, em parceria com a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Governança e Cultura (SMGCC). A premiação tem como objetivo fomentar o desenvolvimento das artes visuais na região, oferecendo oportunidades para que artistas locais possam expor seus trabalhos e interagir com a comunidade.

Durante a cerimônia de abertura, Magda Gomes, que celebrou seu aniversário em 3 de dezembro, compartilhou a ocasião especial com os visitantes, reforçando o significado afetivo de seu trabalho. A exposição “Construindo Afetos” propõe um mergulho sensível nas marcas do tempo, destacando momentos e memórias que compõem a essência das experiências humanas. A artista busca estabelecer um diálogo íntimo entre suas obras e as lembranças do público, provocando reflexões sobre vivências passadas e futuras, e fortalecendo o poder da empatia. 

Importância do Prêmio Dana

Izabel Cristina, diretora de Cultura da SMGCC, destacou a relevância do prêmio para a cena artística local. “O Prêmio Dana se consolidou em Gravataí como um importante instrumento de fomento às artes visuais. Ele possibilita que artistas desenvolvam e exponham seus projetos no Quiosque da Cultura, além de promover a interação com artistas de outras regiões do Estado. O projeto educativo vinculado às exposições também oferece aos alunos e professores a oportunidade de conhecer mais sobre as artes visuais e a cultura local.”

A Diretora de Cultura também ressalta a continuidade da parceria. ”Estamos finalizando o 8º Prêmio Dana e vamos trabalhar para fortalecer essa colaboração com a empresa Dana em 2025, potencializando ainda mais as artes visuais em nossa cidade.”

Atividades com a comunidade

Mari Velleda, técnica em Artes Visuais da SMGCC, informou que haverá um encontro especial com a artista e alunos da rede pública no dia 9 de dezembro. “O Prêmio Dana tornou-se uma importante ação para fortalecer o segmento das artes visuais local e regional. Esperamos potencializar cada vez mais essa iniciativa tão aguardada anualmente”, destacou Velleda sobre o papel do prêmio na valorização das artes visuais.

O olhar da artista

“Em todas as exposições em que fui selecionada, sempre explorei a temática do afeto. Acredito que tudo o que vivemos permanece em nossa memória. Para esta exposição, selecionei fotos de momentos da minha vida e de amigos, combinando-as com desenhos. A ideia é que os visitantes se identifiquem com essas imagens, refletindo sobre suas próprias vivências ou memórias familiares”, Explicou Magda, sobre o trabalho exposto.

Serviço:

A exposição “Construindo Afetos” estará em exposição no Quiosque da Cultura, localizado na Praça Leonel de Moura Brizola, no Centro de Gravataí, até o dia 26 de dezembro. O encontro com a artista ocorrerá em 9 de dezembro, às 14h.

O 8º Prêmio Dana de Artes Visuais conta com o apoio da empresa Sogil e do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Rio Grande do Sul.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade