JEANE BORDIGNON

O jogo sobre Gravataí já chegou em sua escola?

Sabiam que foi lançado um jogo de tabuleiro que tem como tema a história da nossa cidade? A iniciativa é do grupo Projetos Culturais Irmãs TM, já conhecido na cidade por várias ações na área de educação, história, arte e cultura, dentre eles o livro “Gravataí: entre anjos e gravatás”, distribuído para escolas públicas estaduais e municipais de Gravataí em 2021 (Se você ainda não conhece, a obra está disponível em pdf e audiolivro aqui: https://irmastmpc.wixsite.com/projetosculturais/gravata%C3%AD-entre-anjos-e-gravat%C3%A1s )

Agora, como desdobramento da publicação, nasce o “Jogo Gravataí: entre anjos e gravatás”, realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, através do Edital nº 25/2023 Multicultural – LPG Gravataí. Com foco nas escolas municipais, o objetivo deste novo projeto é criar uma ferramenta pedagógica que proporcione a professores e alunos que conheçam mais sobre a história de Gravataí, de forma simples, visualmente atraente e divertida.

Diversas escolas da rede municipal já receberam as caixas do jogo, e as demais podem retirar o material até o dia 16 de dezembro, segunda-feira) na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí (SPMG – Av. José Loureiro da Silva, 1520 – Centro). A intenção é que 186 unidades do jogo, das 300 produzidas, sejam entregues para as escolas públicas municipais de Gravataí, impactando o ensino de milhares de estudantes.

Ainda dentro das atividades de divulgação deste lançamento, a iniciativa Projetos Culturais Irmãs TM realizou capacitações sobre o “Jogo Gravataí: entre anjos e gravatás” para representantes das escolas públicas municipais de Gravataí. Além disso, foram entregues 03 exemplares do jogo para cada instituição que participou. As ações, que ocorreram no dia 25 de novembro, foram divulgadas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SMED).  

A equipe do projeto foi muito bem recebida nas escolas que abriram seus espaços para as atividades de capacitação: pela manhã, na EMEF Áurea Celi Barbosa e pela tarde na EMEF Osório Ramos Corrêa. O SPMG, que também é um dos apoiadores de todo esse trabalho, auxiliou na distribuição de jogos na quarta-feira, dia 27 de novembro. A Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC) e a Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), também receberam exemplares na manhã do dia 02 de dezembro.

Para quem ficou interessado, há uma há uma playlist, do canal do Youtube da iniciativa Projetos Culturais Irmãs TM, que dá instruções sobre o “Jogo Gravataí: entre anjos e gravatás”. Vocês também encontram mais informações nas redes sociais do grupo, é só procurar por projetosculturaisirmastm no Instagram e no Facebook.

Ainda tem dúvidas? Manda mensagem nas redes ou pelo e-mail irmastm.pc@gmail.com.

E vamos todos juntos lutar pela preservação das memórias da nossa Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, Vila de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí, ou simplesmente… Gravataí, a cidade que cresceu às margens de um rio e recebeu dele seu nome: Rio dos Gravatás. Um município construído por indígenas, africanos e europeus (principalmente portugueses), e que carrega heranças desses três povos em suas ruas e memórias.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade