A Guarda Municipal de Gravataí, em conjunto com a Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), realizou na quarta-feira (16) a Operação Divisa, uma ação estratégica voltada ao combate de crimes nas regiões limítrofes entre Cachoeirinha, Esteio e Canoas. O objetivo foi reprimir delitos como furtos e roubos de veículos, tráfico de drogas e assaltos a pedestres, além de reforçar a sensação de segurança na área.
Com um efetivo de mais de 50 guardas municipais, a operação utilizou grupamentos de motos e cães farejadores para agilizar o patrulhamento e aumentar a precisão nas abordagens. Ao todo, 234 pessoas foram identificadas e 186 veículos fiscalizados, resultando no recolhimento de sete automóveis e em uma prisão em flagrante.
De acordo com o secretário da Smasp, Emílio Teixeira, a iniciativa buscou não apenas coibir a criminalidade, mas também fortalecer a ordem pública em áreas de grande circulação de pessoas e veículos. “Além do patrulhamento ostensivo, a prevenção de delitos e a promoção da segurança nas fronteiras urbanas são nosso compromisso”, destacou Teixeira.
A Operação Divisa reforça a estratégia de presença integrada das Guardas Municipais nas divisas, visando inibir a ação de criminosos que costumam se aproveitar da mobilidade entre os municípios.
