EDUCAÇÃO

Leitura com afeto e imaginação: escolas municipais de Gravataí incentivam literatura de forma lúdica e afetiva

As escolas da rede municipal de ensino de Gravataí têm se tornado espaços de encantamento e estímulo à leitura por meio de projetos criativos e afetuosos, como a contação de histórias e o Momento Erer. Direcionadas especialmente às séries iniciais, essas atividades transformam os livros em pontes para o imaginário infantil, utilizando recursos teatrais, musicais e interativos para aproximar os alunos da literatura.

Nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Suely Silveira Soares e Dorival Cândido de Oliveira, as turmas de 1º, 2º e 3º anos participam regularmente de momentos literários na biblioteca, sob a condução da professora Márcia Souza. Utilizando voz, violão e personagens cativantes, a professora cria um ambiente em que as histórias ganham vida e despertam a participação ativa das crianças. Os personagens dialogam com os alunos, fazendo perguntas relacionadas ao enredo e ao cotidiano deles, promovendo uma experiência de leitura que vai além da escuta.

A secretária municipal de Educação (Smed), Aurelise Braun, ressalta o valor das ações literárias nas escolas. “É um projeto lúdico que motiva e instiga o aluno ao desejo pela leitura”, afirma, destacando o papel da contação de histórias como ferramenta pedagógica essencial nos primeiros anos da formação escolar.

Em uma das atividades mais recentes, a professora Márcia apresentou “Histórias da Vovó Astrogilda, uma vovó das antigas”, em homenagem ao Dia dos Avós. A sessão foi iniciada com a música “Eu amo a minha vó”, seguida por uma interação envolvente entre a personagem Vovó Astrogilda e os alunos. As crianças foram convidadas a compartilhar detalhes sobre seus avós, como nomes, proximidade e momentos vividos juntos — entre eles, a leitura. O encontro terminou com uma reflexão sobre o prazer de ler e o quanto essa prática pode ser divertida e transformadora.

Além dessas ações pontuais, o projeto Momento Erer contempla todas as escolas da rede, desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. Realizado mensalmente, o programa estimula o hábito da leitura por meio de atividades lúdicas e promove reflexões sobre temas étnico-raciais, fortalecendo vínculos culturais e ampliando o repertório dos alunos.

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