Gravataí conta atualmente com quatro Ecopontos que estão transformando a forma como a população realiza o descarte de resíduos. Esses espaços recebem materiais que não fazem parte da coleta convencional, como entulhos da construção civil, restos de poda e corte de árvores, móveis e eletrodomésticos sem uso, sucatas de metal, eletrônicos sem baterias, além de papéis, papelões, plásticos, vidros e isopor — itens que, muitas vezes, acabam sendo descartados de forma irregular nas vias públicas.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Laone Pinedo, a iniciativa é uma medida importante para a preservação ambiental e a qualidade de vida na cidade. “Esses espaços são fundamentais para manter a cidade limpa e saudável. Eles dão aos moradores uma alternativa segura para o descarte, evitando danos ambientais e fortalecendo a economia circular. O descarte correto é um passo a mais rumo a uma cidade mais saudável e ambientalmente consciente”, afirmou.
O descarte inadequado de resíduos é considerado crime pelo Código Municipal de Limpeza Urbana (Lei nº 3.340/2013) e pode resultar em multas de até R$ 6 mil. Para coibir a prática, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) mantém um canal de denúncias, que garante sigilo aos denunciantes: Rua Ibirapuitã, 885, bairro Castelo Branco, telefone e WhatsApp: (51) 3600-7517.
Onde encontrar os Ecopontos em Gravataí
: Ecoponto Ciprestes – Rua Ciprestes, 180. Telefone: (51) 3600-7044. Atendimento: segunda a sábado, das 8h às 17h.
: Ecoponto Parque dos Eucaliptos – Rua Cassiano Xavier Dutra. Atendimento: segunda a sábado, das 8h às 17h.
: Ecoponto Princesa (Centro de Reciclagem) – Rua Jorge Tadeu, 314. Telefone: (51) 3600-7377. Atendimento: segunda a sábado, das 8h às 17h.
: Ecoponto Estrela – Rua Estrela, 480. Telefone: (51) 3600-7377. Atendimento: segunda a sábado, das 8h às 17h.