CULTURA

Gravataiense Jeane Bordignon integra antologia “Mulheres Gaúchas em Prosa & Verso”, que será lançada em Porto Alegre

Jeane Bordignon, escritora e jornalista

A escritora e colunista do Seguinte: Jeane Bordignon, de Gravataí, é uma das autoras que integram a antologia Mulheres Gaúchas em Prosa & Verso, obra que reúne textos de mais de 30 mulheres com trajetórias literárias e estilos diversos, unidas pelo vínculo com o Rio Grande do Sul — seja por nascimento ou por vivência — e pela paixão comum pela palavra escrita. O lançamento será no dia 11 de outubro, às 17h30, na ONG Cirandar (Rua Duque de Caxias, 1297, em Porto Alegre).

Organizada pelas escritoras e editoras Cátia Castilho Simon, Dione Detanico e Liana Timm, a coletânea celebra a pluralidade de vozes femininas que vêm se destacando na literatura gaúcha contemporânea.

“Recebam essa primeira antologia como se recebessem uma canção de muitas vozes, muitos timbres e tons. Lembrem-se, ela foi orquestrada nos silêncios e nos atabaques das mulheridades”, afirmam as editoras na apresentação do livro.

A publicação presta homenagem ao movimento Mulherio das Letras, criado em 2016 a partir da constatação de que, embora muitas mulheres estivessem escrevendo, poucas conseguiam publicar. Idealizado por autoras como Maria Valéria Rezende, o coletivo surgiu como um espaço de visibilidade e igualdade dentro do cenário literário, defendendo a horizontalidade e a diversidade de gênero, etnia e estilo.

Os textos de Mulheres Gaúchas em Prosa & Verso transitam entre prosa e poesia, abordando temas que vão da inserção da inteligência artificial na vida cotidiana até reflexões sobre o papel da mulher e o sentido da poesia. As narrativas evocam infâncias, memórias e resistências, compondo um mosaico literário que reflete o olhar feminino sobre o mundo contemporâneo.

“O século XXI ainda oferece resistências ao lugar que a mulher quer decidir para si, aos milhares de anos de opressão que submetem muitas de nós ao silêncio e à invisibilidade. Toda vez que uma mulher escreve, publica e mostra a que veio, o timbre de cada voz soma-se ao de outras, e uma grande canção reverbera por todas”, complementam as editoras.

Além de Jeane Bordignon, participam da obra as escritoras Adriana Bandeira, Adriana Maschmann, Andreia Schefer, Bebê Baumgarten, Benette Bacellar, Carolina Panta, Cátia Castilho Simon, Cecilia Kemel, Conça Dornelles, Dione Detanico, Inês Lempek, Irka Barrios, Joselma Noal, Juliana Blasina, Liana Timm, Ligia Savio, Lilian Rocha, Lúcia RL Rosa, Lúcia Nogueira Leiria, Luciana Konradt, Magalhe Oliveira, Maíra Baumgarten, Malu Baumgarten, Maria José Silveira, Mariam Pessah, Naia Oliveira, Neli Germano, Regina da Costa da Silveira, Rute Gusmão, Sabrina Dalbelo, Soninha Porto, Susana Vernieri, Taiasmim Ohnmacht e Vera Ione Molina.

O lançamento promete reunir escritoras, leitoras e apreciadores da literatura gaúcha em um evento de celebração da escrita feminina, reafirmando a força e a multiplicidade das vozes de mulheres que constroem a literatura do Rio Grande do Sul.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade