CULTURA

Evento gratuito no Sesc Gravataí promove inclusão, diversidade e cultura com cinema, oficinas e debate; veja como participar

Há histórias que ampliam o olhar, aproximam realidades e revelam a força da diversidade. Nesta segunda-feira, 6 de julho, o Sesc Gravataí abre suas portas para um encontro entre arte, cultura e inclusão, convidando o público a vivenciar uma programação gratuita que celebra diferentes perspectivas, valoriza a produção artística e promove reflexões sobre autonomia, acessibilidade e representatividade.

A programação integra a Mostra Audiovisual “Corpos Divergentes no Cinema: Narrativas sobre Deficiência, Autonomia e Diversidade”. A agenda foi apresentada pela diretora do Sesc Gravataí, Suzana Viegas, e pela Analista de Cultura, Izadora Fontoura, que convidaram o secretário adjunto de Cultura de Gravataí, Giulliano Pacheco, e a diretora de Cultura, Izabel Cristina, para prestigiarem as atividades e fortalecerem a parceria entre o Sesc e a Secretaria Municipal de Cultura.

“É uma satisfação receber o convite do Sesc Gravataí para prestigiar uma programação que reafirma o papel transformador da cultura. Iniciativas como esta ampliam o acesso à arte, promovem a inclusão e fortalecem o diálogo sobre diversidade e representatividade. A parceria entre o Sesc e a Secretaria Municipal de Cultura é fundamental para levar à comunidade ações que sensibilizam, inspiram e contribuem para uma sociedade mais acolhedora e democrática”, destacou o secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco.

O destaque da programação é a exibição do documentário “Memórias de um Esclerosado”, às 17h30, no Teatro Sesc Gravataí, seguida de um debate com o público. Dirigido por Rafael Corrêa e Thaís Fernandes, o filme acompanha a trajetória de Rafael, cartunista diagnosticado com esclerose múltipla que decide transformar sua própria história em documentário. Entre lembranças, reflexões e a urgência de registrar sua vivência, o longa apresenta uma narrativa sensível, intensa e inspiradora sobre autonomia, criatividade e superação.

Antes da sessão de cinema, o público poderá participar de duas oficinas gratuitas. Às 13h30, na Biblioteca Sesc, acontece a oficina “História em Quadrinhos com Desenhos Tortos”, que incentiva a criatividade e a expressão artística por meio da linguagem dos quadrinhos. Às 14h, na Sala Multiuso, será realizada a oficina “Criatura – Construção Experimental de Formas Animadas”, proporcionando uma experiência prática e criativa para os participantes.

Todas as atividades têm entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados no SAC da unidade ou pelo site do Sesc.

A iniciativa reforça o compromisso do Sesc Gravataí com a democratização do acesso à cultura e evidencia a importância da parceria entre as instituições culturais do município para ampliar o alcance de ações que promovem inclusão, diversidade e formação de público.

Programação – Segunda-feira (6 de julho)

13h30 – Oficina História em Quadrinhos com Desenhos Tortos
Local: Biblioteca Sesc
Entrada gratuita

14h – Oficina Criatura – Construção Experimental de Formas Animadas
Local: Sala Multiuso
Entrada gratuita

17h30 – Exibição e debate do documentário Memórias de um Esclerosado
Local: Teatro Sesc Gravataí
Duração: 75 minutos
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: 12 anos

Os ingressos podem ser retirados no SAC do Sesc Gravataí ou pelo site do Sesc.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade