A Secretaria Municipal da Educação (Smed) fecha o ano de 2021 com um total de 1.904 manutenções realizadas e 91 obras concluídas em escolas municipais de ensino especial, fundamental e infantil. As 76 escolas da rede foram atendidas pela Smed, por meio do setor de obras, com gradis, guaritas, toldos e pavimentação em blocos de concreto, e, por meio da manutenção, com serviços de elétrica, hidráulica, pintura, carpintaria, serralheria e alvenaria.
Segundo a secretária da Educação, Magda Ely, nos últimos meses, com o planejamento e orientação do prefeito Luiz Zaffalon, a prefeitura tem investido muito em melhorias estruturais das escolas do município.
– Sabemos que ainda há o que fazer, mas temos planejado importantes avanços pedagógicos para –potencializar e ampliar o que já temos – relata.
Para Márcia Baumhardt, diretora do Apoio Estratégico da Smed, o suporte que a secretaria dá às escolas se estende além da relação aluno e professor, abrangendo, também, a manutenção do equipamento público, pois, segundo ela, "o bem-estar das crianças nesses ambientes reflete no ensino de qualidade".
Márcia ainda acrescentou que o setor da manutenção prevê aumento no número de atendimentos às escolas municipais para o ano de 2022.
– Minha principal motivação, como engenheira civil, sempre foi transformar a vida das pessoas através das edificações e, hoje, tenho a oportunidade de acompanhar, fiscalizar e melhorar as estruturas das escolas para nossas crianças – diz a chefe do setor de obras, Luana Mafiolete.