O Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), da Secretaria Municipal da Educação (Smed), promoveu uma demonstração do ensino e da prática de robótica para os estudantes da EMEF Bárbara Maix. A apresentação foi feita pelos alunos da EMEF Humberto de Campos, que já participaram de campeonatos estaduais da modalidade.
No encontro, por meio de uma parceria entre o NTE e a Escola SESI de Ensino Médio Albino Marques Gomes, os alunos puderam trocar experiências e aprender mais sobre a robótica educacional, além de acolher os estudantes que ainda não haviam tido contato com esta tecnologia.
Para a responsável técnica do NTE, Nayala Ramos, oportunidades como essa estimulam os estudantes e professores a conhecer outros recursos tecnológicos, além de, também, contribuir para o processo de aprendizagem.
Por meio de um projeto de apadrinhamento do SESI, atualmente, duas escolas participam das aulas de robótica, número que, segundo a secretária da Smed, Magda Ely, deve aumentar, chegando, com recursos da prefeitura, às demais escolas da rede.
Incentivados pela Prefeitura de Gravataí, as equipes já participaram de campeonatos estaduais e nacionais. Um exemplo é a equipe da EMEF Humberto de Campos, que, em maio deste ano, participou do First Lego League, torneio de robótica promovido em todo o estado pelo Serviço Social da Indústria (SESI).
A diretora da EMEF Humberto de Campos, que está localizada na zona rural do município, Tatiana da Silva, ressaltou que é possível implementar a robótica em todas as etapas escolares.
– Na nossa escola, essa experiência refletiu, diretamente, nas atitudes e na autoestima dos alunos, reconhecendo e valorizando as suas habilidades e potencialidades – disse.