De acordo com o governo, pouco mais de 40% do público que deveria ter tomado a segunda dose ainda não procurou as unidades de saúde para completar o esquema vacinal da AstraZeneca que protege contra casos graves da Covid-19
Nesta sexta-feira, 30, a população vacinada até 14 de maio terá uma nova chance de receber a segunda dose da AstraZeneca. Nos dois dias de mutirão realizados pela Prefeitura, no sábado (24) e na terça-feira (27), 8.855 pessoas completaram o esquema de imunização, o que representa apenas 59,27% dos 14.938 canoenses que já poderiam ter recebido a dose de reforço do imunizante.
LEIA MAIS
CANOAS | ’O vó tá on’: o que falta para Busato resolver o seu novo caminho
As doses estarão disponíveis nas 27 unidades básicas de saúde (UBSs), das 8h às 17h. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade com foto e CPF e a carteirinha de vacinação.
A Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância de as pessoas completarem o esquema vacinal de duas doses contra a Covid-19, especialmente diante da chegada da variante delta ao Estado, que apresenta maior resistência a uma dose da vacina apenas. Quem já recebeu a primeira dose deve ficar atento à data que aparece na carteirinha de vacinação e ao cronograma divulgado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.
Somente 14 dias após a segunda dose é que a imunização contra o coronavírus estará completa. Mesmo assim, as medidas de prevenção devem ser mantidas, como lavar as mãos com frequência, uso do álcool em gel, utilização correta da máscara, evitar aglomerações e manter os ambientes arejados.
Quem recebeu a vacina da gripe deve aguardar o intervalo mínimo de 14 dias para fazer a da Covid. Para esclarecer dúvidas, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde, pelo 0800 647 0156 e o WhatsApp (51) 3425-7623 – ZAP Saúde Canoas.
2ª Dose da AstraZeneca
Público: pessoas que receberam a primeira dose até 14 de maio
Locais: 27 UBSs, das 8h às 17h