Na segunda-feira acontece a Conferência de Mobilidade e Desenvolvimento, com transmissão online pelas redes da Prefeitura
Em um ano marcado por um crescente descontentamento e uma preocupação generalizada sobre o futuro do transporte público na cidade, acontece nesta segunda-feira, 21, a Conferência Municipal de Mobilidade e Desenvolvimento – evento híbrido que marca a abertura das comemorações do 82 anos de emancipação de Canoas. O encontro será no Centro de Eventos do ParkShopping Canoas, com inscrições limitadíssimas por conta das regras de distanciamento e prevenção ao coronavíris, mas terá transmissão ao vivo pelo Facebook e o YouTube da Prefeitura – para acessar, basta clicar no links.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | Sogal pede passagem a R$ 5,88; Prefeitura fará pente-fino no cálculo tarifário
O tema geral do evento, que acontece entre 13h30 e 17h, é a mobilidade com emissão zero de carbono – e a estrela da tarde vai ser o aeromóvel, que inclusive já está estacionado no pátio do shopping para exposição e visita de interessados. O projeto foi tirado da fria prateleira do esquecimento quando Jairo Jorge retornou à Prefeitura em janeiro – mas, desta vez, o plano é colocá-lo em condições de atrair parceiros privados e, com uma PPP, dar à cidade 18km de trilhos aéreos para o transporte de até 82 mil passageiros por dia, quando toda a estrutura de 24 estações pelos quatro quadrantes da cidade estiver construída.
Marcus Coester, CEO da Aeromóvel do Brasil, é um dos palestrantes do evento. Ele fala às 16h30 sobre 'Projeto de Mobilidade Zero Carbono', que é guarda-chuva técnico onde o aeromóvel se encaixa na busca por parceiros de ideias sustentáveis desde agora para o longo prazo. A baixa ou nula emissão de carbono em contraste com o sistema atual, altamente dependendo do diesel, é chave para atração de parceiros internacionais. Países europeus, sobretudo, buscam investimentos deste tipo em nações em desenvolvimento para compensar as taxas de emissão de carbono por lá – e, aí, reside uma das opções de financimento para o aeromóvel daqui.
A abertura da Conferência fica a cargo do prefeito Jairo Jorge e do chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento Regional, Fernando Diniz, que vem dando atenção às demandas do aeromóvel em Brasília. A programação segue ao longo da tarde com uma série de palestras e bate-papo sobre transporte, mobilidade e sustentabilidade – confira a programação completa no final deste post. Vale conferir a apresentação que a engenheira Tânia Batistela fará sobre 'O Plano de Mobilidade de Canoas e suas principais diretrizes".
Programação
13h30 às 14h – Abertura com Prefeito Jairo Jorge e MDR – Fernando Diniz
14h às 14h30 – “As perspectivas para a mobilidade” – Rodrigo Tortoriello
14:30 às 15h – “Mobilidade Zero Carbono” – WRI – Cristina Albuquerque
15h às 15h30 – “O Plano de Mobilidade de Canoas e suas principais diretrizes” – PMC – Eng. Tânia Batistela
15h30 às 15h45 – “Estudos, Projetos e obras realizadas para um novo sistema de transporte” – PMC – Eng. Maurício da Rocha
15h45 às 16h – “Relação entre transporte público e desenho urbano” – ANTP Aíton Brasiliense
16h às 16h30 – “A emissão de carbono em Canoas” – ICLEI – Rodrigo Perpétuo
16h30 às 17h – “Projeto Mobilidade Zero Carbono” – Marcus Coester
– Assinatura do Prefeito Jairo Jorge na adesão a Rede Cities Race to Zero
17h às 17h30 – “Encerramento” – Jairo Jorge