governo

13º antecipado: folha equilibrada vai permitir Miki dar gás na economia de Cachoeirinha

Miki Breier é prefeito de Cachoeirinha em segundo mandato

O prefeito Miki Breier (PSB) vai conseguir, neste segundo semestre, dar um gás na economia ainda contagiada pela crise do coronavírus. Com a folha do funcionalismo mais equilibrada, a Prefeitura de Cachoeirinha vai antecipar 50% da Gratificação Natalina (13º salário) dos cerca de 2 mil servidores de carreira e agentes políticos dia 5 julho.

Serão cerca de R$ 5 milhões que poderão girar no comércio.

O investimento na folha hoje é de 48,07% da receita, abaixo do limite de 54% da Lei de Responsabilidade Fiscal e também dos 51,2% que autorizam a realização do concurso público que está com inscrições abertas, como o Seguinte: reportou em Corrida por emprego: concurso para a Prefeitura de Cachoeirinha já tem quase 10 mil inscritos e Aberto hoje concurso público para Prefeitura de Cachoeirinha; Saiba cargos, salários e como se inscrever.

E, principalmente, o percentual abaixo dos limites permite financiamentos e empréstimos para obras, como aconteceu em Gravataí, que captou R$ 100 milhões no segundo governo de Marco Alba (MDB) e, agora, com a Reforma da Previdência no governo Luiz Zaffalon (MDB) pode captar até cinco vezes mais dinheiro para pagamentos em longo prazo.

– Quando assumimos o governo, em 2017, o comprometimento da receita com a folha era de 77%. Depois de vários ajustes e adequações, arrumamos a casa e chegamos a este patamar de 48,07%. Isso nos permite a aquisição de novos empréstimos e financiamentos, que possibilitam a entrega de obras e outros investimentos na cidade – confirma Miki.

O esforço do prefeito é para que não seja mais preciso contrair empréstimo junto à instituição bancária, como acontecia desde 2015 e não foi preciso no primeiro semestre.

– Caso tenhamos recursos próprios, também evitaremos o empréstimo para os outros 50% do 13º, a serem pagos até dezembro – projeta.

De acordo com o Regime Jurídico Único dos Servidores de Cachoeirinha, estabelecido pela Lei Complementar Nº 3, de 4 de julho de 2006, Artigo 95, "a Gratificação Natalina será paga em duas parcelas, sendo a primeira até o dia 4 de setembro e a parcela restante até o dia 20 de dezembro de cada ano".

A antecipação é elogiável.

Evoco mais uma vez minha criação: a ‘ideologia dos números’.

Prefeitura não é banco, que vive do lucro. Mas também não é casa da moeda, que fabrica dinheiro quando quer.

No caso de Cachoeirinha, está mais para a pessoa que perdeu renda (e o grande símbolo é a Souza Cruz, cujo gigantismo ficou na fumaça), fez economia de guerra para pagar as dívidas, se incomodou até com a família (com um racha em seu partido e base de governo Miki venceu a eleição por apenas 318 votos) e agora já consegue planejar investimentos na casa.

Demora um pouco para perder a pose de vilão.

É uma escolha.

Inegável é que Miki tem achado um jeito para equilibrar as contas em Cachoeirinha, mesmo que às custas de sua popularidade.

Ao fim, mesmo antes da pandemia já não era puxação de saco aos políticos elogiar salário em dia e antecipação de 13º, o que em outros tempos não passava de obrigação. Conforme dados da Famurs, nos últimos anos nem 3 em cada 10 dos 497 municípios gaúchos conseguiu fazer isso.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade