crise do coronavírus

Voluntários levam terapias integrativas aos profissionais do Hospital de Campanha de Cachoeirinha

Sala de Terapias Holísticas fica nas dependências do HC e atende exclusivamente os profissionais que estão na linha de frente do atendimento aos pacientes com Covid | Foto WILIAM FIALHO | PMC

Buscando aliviar as tensões e estresse dos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento aos pacientes com Covid-19, foi criada a "Sala de Terapias Holísticas" nas dependências do Hospital de Campanha de Cachoeirinha. O local foi montado pelos terapeutas de forma a proporcionar acolhimento e conforto aos profissionais.

– Ali nós temos uma maca, duas poltronas muito confortáveis, tatames no chão, uma fonte, óleos, essências, pedras, mantras, ou seja, um ambiente agradável montado com muito amor e carinho para eles – explicou a terapeuta holística Drica Soarez, que tem um espaço em Cachoeirinha.

Ela conta que a ideia partiu de um sacerdote e mestre Reiki, Alex Almeida Araújo, que a procurou para oferecerem a iniciativa ao Hospital.

– Procurei a Vanessa Morais (primeira-dama do município) que topou na hora. Conversamos com o diretor do Hospital de Campanha, Vanderlei Marcos, e logo já viabilizaram a sala. Com a mobilização de todos, muitos terapeutas holísticos têm nos procurado para ser voluntários. Tem sido um trabalho muito gratificante. Me sinto muito grata. Consigo me sentir um instrumento vivo de Deus – diz Drica, que trabalha com o Reiki Egípcio e Constelação Familiar.

Vanessa Morais conta que o retorno dos parceiros foi imediato, tão logo pediu auxílio.

– Mobilizei o pessoal para montarmos a sala e conseguimos resolver em dois dias. As lojas Fialho, Son Móveis, Ponto dos Tecidos e Macrosul atenderam prontamente. Abrimos para outros voluntários e felizmente já temos mais pessoas auxiliando, como a equipe da estética Dalina Sanches, levando massagem terapêutica. A sala foi montada com tatames, para entrarem descalços, ou seja, temos todo cuidado com a higienização… é um espaço confortável e energizado. O objetivo principal é proporcionar minutos de descanso e atenção para cuidar de quem está cuidando da nossa gente.

Desde segunda-feira, 22, quando a sala entrou em operação, mais de 25 pessoas foram atendidas e o retorno delas têm sido ótimo, segundo Vanderlei Marcos:

– O pessoal que sai do atendimento diz que sai 'renovado', essa é a palavra que todo mundo diz. É outra energia que temos ali, tudo feito com muito amor e carinho. Não tem como explicar a satisfação. Está fazendo a diferença este trabalho. Temos tido dias muito pesados. São 42 internados e a gente se envolve muito com eles. Quando a gente tem que intubar ou quando a gente perde alguém, a gente sente muito mesmo, pode ter certeza.

Conforme reportagem da Agência Brasil, publicada no dia 17, ao menos um em cada seis profissionais de saúde apresenta sinais de burnout, de acordo com estudo realizado por pesquisadores do Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). O burnout, que em tradução livre significa esgotamento, é definido como um distúrbio psíquico de estresse físico e mental crônico relacionado a condições de trabalho desgastantes.

Entre os sintomas da chamada Síndrome de Burnout estão exaustão, sentimento de ineficácia e de falta de realização pessoal e profissional.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade