A pandemia tem sido pauta principal, no que diz respeito a saúde. No entanto, há muitos pacientes, não só com COVID, que necessitam de sangue. O estoque do Hospital Dom João Becker está muito baixo e a casa de saúde solicita aos gravataienses que ajudem com esse nobre gesto, que é a doação.
No próximo dia 31 de março, às 7h45, o hospital promove um mutirão em parceria com a empresa Sogil. O grupo de voluntários será levado ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, para doar ao hospital de Gravataí.
Interessados já podem se inscrever pelo fone (51) 3043-8369.
O Hospital Dom João Becker utiliza, em média, 200 bolsas de sangue por mês. Isso equivale a 300 doadores de todos os grupos sanguíneos. Mesmo que teve COVID pode doar, desde que já tenha se curado há mais de trinta dias.
QUEM PODE DOAR
: Ter idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 kg. Candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável legal.
: Ter boas condições de saúde: não estar em jejum.
: Levar documento com foto: Ex.: Carteira de identidade, Habilitação.
: Restrição para doação em uso de alguns medicamentos.
: Não pode doar quem tiver problemas de: Doença de Chagas, Hepatite, Sífilis, HIV, Ulcera no estômago, sangramentos anormais, asma, convulsões, doenças alérgicas.
: Não fazer uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação.
: Não deve doar sangue quem não tiver parceiro fixo e não faz uso de preservativo.
: Já doou sangue antes? Mulheres: período de 90 dias / máximo 3 doações nos últimos 12 meses. Homens: período de 60 dias / máximo 4 doações nos últimos 12 meses.
: Dormir no mínimo 6 horas na noite anterior a doação.