a coluna da Rosiane

Procuram-se comunicadores

Já pararam para pensar que falar não é o mesmo que se comunicar?

A expressão "fala pelos cotovelos" remete a uma pessoa que fala muito, mas será que esta pessoa está de fato se comunicando? O que está sendo falado está sendo compreendido?

A comunicação de fato acontece quando alguém transmite uma mensagem que é compreendida pela outra pessoa. Temos o hábito de falar conforme o nosso entendimento, e muitas vezes acabamos não considerando o entendimento do próximo. Nem tudo que está claro para mim, pode estar claro para outro.

Algumas das grandes virtudes de um bom comunicador são ser claro na informação que está passando e outra é ser empático, saber entender as diferenças entre as pessoas e se comunicar pensando sobre de que forma o outro está recebendo.

Assim como as pessoas, as empresas também enfrentam problemas na forma de comunicação ou na ausência dela. Temos que pensar na comunicação como uma grande aliada para o bom desempenho das organizações.

A falta de comunicação, ou ela efetuada de maneira incorreta, pode causar, além de desmotivação entre os colaboradores, prejuízos para a empresa. Cabe salientar que colaborador desmotivado produz menos ou de maneira ineficaz. A comunicação é importante para que as pessoas possam desenvolver suas atividades de maneira produtiva, evitando retrabalho e mantendo um ambiente saudável. Assim como na relação com os colaboradores, é preciso manter uma linha de comunicação frequente com os clientes, mantendo um relacionamento aberto e sincero.

A arte de se comunicar é ampla e dispõe de diversas ferramentas para auxiliar, faça uso delas e evolua nos relacionamentos internos e externos da sua empresa. Avalie e analise a forma de como está se expressando, o tratamento com as pessoas, o que queremos que os outros entendam… tudo é comunicação.

Alguns itens básicos que devem ser considerados para uma comunicação assertiva:

 

1.

Certifique-se que o receptor está com a atenção voltada para você;

2.

Não queira parecer um dicionário ambulante, use palavras que todos possam entender;

3.

Seja claro e objetivo;

4.

Ouça com atenção o que o outro tem a dizer;

5.

Sempre responda (feedback);

6. 

Mantenha registrado o que foi comunicado;

7.

Repita quando houver necessidade, busque exemplos ligados ao dia a dia.

 

Se você tem um papel de liderança em sua empresa e está precisando repetir diversas vezes a mesma coisa e as pessoas ainda assim não estão entendendo, então está na hora de repensar sua forma de comunicação, pois pode não estar adequada ao público que está recebendo a informação.

Bom comunicador é aquele que consegue se fazer entender.

E você, está sendo entendido?

 

CONTATOS

Rosiane Guedes Nunes

Administradora Especialista em Desenvolvimento Humano e das Organizações

rosiane@rg.adm.br / (51) 99664-9928

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