Durante o simulado educativo, os agentes foram surpreendidos por uma família que, ao ver a cena, estacionou o carro e contou o seguinte relato:
– Há alguns anos, nós perdemos um familiar neste mesmo local, às vésperas do Carnaval. Isso que vocês estão fazendo é muito importante.
A ação foi promovida pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), na noite desta quinta-feira, 11, na parada 62 da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, e buscou impactar os condutores sobre o risco de conduzir o veículo em alta velocidade e em estado de má conservação.
Para os motoristas que passavam pelo local, a cena era impactante. Antes da simulação, uma faixa advertia sobre o perigo de dirigir embriagado. Em ambos os lados, os agentes e os socorristas entregavam os materiais educativos produzidos pelo Setor de Educação no Trânsito (SET), da Semurb, e tranquilizavam os condutores de que se tratava de um simulado educativo.
A cena foi composta por um capotamento, no qual quatro pessoas teriam ficado feridas e um vindo a óbito. Também no local, uma pessoa com fantasia de “morte” segurava placas com frases irônicas e de impacto como “Bebeu e dirigiu? Gostei” e “Aumente a velocidade”.
Desde o início do ano, a Semurb tem desenvolvido atividades que buscam conscientizar os condutores sobre a importância da direção defensiva. Durante as atividades, mais de mil condutores foram orientados sobre a importância de conduzirem seus veículos respeitando as técnicas básicas de segurança no trânsito.
O secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro, que participou do simulado, lembrou que atividades como essa fazem parte de um conjunto de ações que estão sendo pensadas para que a população se conscientize sobre a importância de respeitar as normas básicas de trânsito.
A atividade contou com a participação dos setores de Fiscalização e Educação para o Trânsito (SET), juntamente com os grupos de socorristas voluntários, Anjos do Asfalto, Grave e Corpo Voluntário de Socorro e Resgate (CVSR).