O Hospital de Campanha, montado no Ginásio Municipal, no bairro Anair, já está pronto para receber pacientes com sintomas graves de Covid-19, não necessitando mais a ocupação de leitos em Porto Alegre. A Capital já está com 68% de ocupação de seus leitos de UTI.
A Secretaria Municipal da Saúde explica que os pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19 devem baixar o aplicativo Cachoeirinha Contra o Coronavírus ou acessá-lo pelo navegador, para serem atendimento numa consulta médica on-line. Havendo indicação do médico, o paciente é encaminhado para uma das unidades de Saúde: UBS Odil, Décio Martins Costa, Osvaldo Cruz, CAIC Granja, ESF Canarinho, Betânia, José Ramos e Carlos Wilkens, que já têm estrutura externa de triagem prontas.
Caso o paciente não tenha acesso à internet, pode ir diretamente a uma destas unidades.
Se na consulta for verificada a gravidade da doença, o paciente será encaminhado para internação na UPA ou no Hospital de Campanha.
– A UPA e o Hospital de Campanha terão leitos de UTI e serão uma retaguarda para atendimento de situações de maior gravidade – ressaltou o secretário da pasta, Dyego Matielo.
Em casos de emergência, em que a pessoa está com falta de ar, o paciente deve dirigir-se diretamente à UPA.
Hospital de Campanha
As estruturas físicas foram contratadas em regime de comodato por 90 dias, incluindo a manutenção dos equipamentos. Após este período, as UTI serão doadas ao município.
O valor deste contrato é de R$ 1.040 milhões.
Também foi contratado por 90 dias, em regime de comodato, com doação à Prefeitura de: todos os leitos, 50 colchões impermeáveis, 20 colchões hospitalares, 70 travesseiros, 150 cobertores, 280 lençóis e fronhas e dois refrigeradores. O valor é de R$ 696 mil pago por todo o período.
Desses equipamentos, camas, colchões, roupas de cama, refrigeradores, todos ficarão em doação ao município ao final do contrato.
LEIA TAMBÉM
Como Gravataí e Cachoeirinha vão sair do distanciamento social; conheça os estudos
Miki e o exercício do erro; abrir academias antes do comércio não pega bem
Gravataí, Cachoeirinha e Viamão tem mais casos de COVID 19 que UTIs; o 11 de setembro
O médico online para enfrentar COVID 19 em Cachoeirinha; saiba como acessar
Mais um profissional da saúde tem COVID 19 em Cachoeirinha; é o oitavo caso
Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus