coluna do silvestre

Japoneses querem a Prometeon, não a Pirelli

Fabricante japonesa de pneus está no mercado de mais de 80 diferentes países - no Brasil há cerca de 25 anos - e atente todos os segmentos automotivos.

Depois da reviravolta provocada pela administração italiana da fábrica de pneus Pirelli, ao anunciar no começo de  maio passado o desmonte da sua unidade de produção no pavilhão Moto Velo em Gravataí, com a demissão de seus empregados, o caso ganhou novos contornos a partir da confirmação de que a chinesa ChemChina manteria sua fabricação de pneus no complexo através da Prometeon.

Mais adiante, o tema voltou a sacudir estruturas – agora, positivamente – com a notícia de um acordo que preserva a situação dos colaboradores da Pirelli a partir de um plano de incentivo às demissões voluntárias, com garantia de estabilidade de acordo com um cronograma definido entre a empresa e o sindicato dos colaboradores, e indenizações financeiramente significativas nas rescisões conforme o período de tempo trabalhado.

Veja links abaixo!

Agora um novo assunto balança novamente as estruturas da produção de pneus automotivos na aldeia dos anjos, a partir do que seria uma negociação – não confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria dos Artefatos de Borracha (Stiab) de Gravataí — e que envolve um negócio bilionário entre empresários japoneses e chineses. Não tem nada a ver com os italianos de Milão, como chegou a circular em algumas redes sociais!

 

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Não é novidade

 

O que o colunista descobriu com gente que circula na Prometeon é que japoneses da Yokohama Rubber Co. Ltda, centenária e mundialmente famosa fábrica de pneus para todos os tipos de veículos, estaria negociando a aquisição da chinesa que fica no Parque dos Anjos e que há cerca de quatro anos encampou parte da Pirelli e da sua produção.

Obviamente que os valores – cifras astronômicas com certeza – não foram tornados públicos, ainda, e a negociação não é confirmada fora dos acarpetados e refrigerados gabinetes onde executivos engravatados decidem o futuro de seus negócios de olho em uma lucratividade cada vez maior para as empresas que comandam.

A se tornar realidade a informação, estará se confirmando notícia dada pelo presidente do sindicato dos borracheiros, Flávio de Quadros, publicada pelo Seguinte: em 24 de junho último: a Prometeon poderia seguir os passos da Pirelli e concentrar suas atividades produtivas em São Paulo.

Segundo Flávio falou em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Gravataí, os chineses da ChemChina admitiram a possibilidade de mudar o endereço da Prometeon durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª (TRT-4) em Porto Alegre, naquela semana. A principal razão seria, segundo a fala de Flávio, a pesada carga tributária do estado.

 

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Pavilhão Moto Velo

 

— Aqui prá gente não chegou nada. A empresa não fez qualquer comunicação oficial para o sindicato falando sobre isso — acabou de dizer ao colunista o presidente do Sindicato da Borracha de Gravataí, Flávio de Quadros.

Mas o dirigente admitiu que são fortes os rumores ouvidos por ele e que dizem respeito à negociação entre japoneses e chineses.

E foi enfático:

— Se tem negociação com certeza é com a Prometeon, não tem nada a ver com a Pirelli.

A preocupação maior do presidente Flávio, agora, diz respeito aos cerca de 900 funcionários da Pirelli, para que seja cumprido o acordo recentemente firmado, e com o que acontecerá no futuro. Leia-se por futuro o que vai acontecer com o pavilhão Moto Velo, o que é ocupado para a produção dos pneus de motos pela Pirelli.

— Nossa esperança é que seja aproveitado e continue produzindo a partir de 2021, que é quando encerra o ciclo da fábrica italiana aqui em Gravataí. Até para que empregos continuem sendo gerados e a economia do município não seja prejudicada — disse Flávio.

 

IMPORTANTE

 

– Atualmente a fábrica chinesa da Prometeon tem aproximadamente 1.400 empregados em Gravataí.

 

– Já a italiana Pirelli que produz pneus de motos e vai se transferir para Campinas tem cerca de 900 empregados.

 

– Sobre a potencial compradora, a japonesa Yokohama, trata-se da oitava maior fabricante de pneus do mundo, produto que representa 80% de seus negócios.

 

A compradora

 

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A centenária Yokohama Rubber Co. Ltda é uma das maiores fabricantes mundiais de pneus e está presente em mais de 80 países, contemplando uma vasta linha de produtos para veículos de passeio, utilitários, caminhões, ônibus, equipamentos de mineração, construção e veículos industriais.

 

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Além disso, a empresa também aplica seus conhecimentos em borracha à diversas linhas de negócios, incluindo mangueiras marinhas, produtos industriais (como vedantes e selantes industriais), produtos aeroespaciais, produtos para proteção contra terremotos e equipamentos de golfe, além de rodas de liga de alumínio e componentes relacionados com automóveis.

 

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A empresa foi criada em 13 de outubro de 1917 em Kanagawa, no Japão e ainda jovem teve suas instalações ampliadas no município de Yokohama, apresentando em 1921 o primeiro pneu diagonal japonês. Nos anos seguintes, apesar de sofrer com a II Guerra Mundial, expandiu a produção com a inauguração de novas fábricas pelo país.

 

LINHA DO TEMPO

 

As inovações DA Yokohama continuaram a todo vapor e a empresa mudou sua sede para Tóquio em 1952 por questões estratégicas, mesmo estando intimamente ligada à  cidade de Yokohama.

Em 1954 lançou o primeiro pneu sem câmara de ar do Japão, em 1957 o primeiro pneu com borracha sintética e em 1958 o primeiro pneu com cabo de náilon do mercado japonês.

Em 1963 a marca iniciou sua relação com o automobilismo ao fornecer pneus de competição para a indústria esportiva japonesa. Poucos anos depois, em 1967, lançou o pneu radial para automóveis de passeio, posteriormente um dos mais vendidos da marca.

Em 1969, a empresa, além de inaugurar seu centro de pesquisa, deu um passo importante para sua internacionalização ao estabelecer a Yokohama Tyre Corporation como subsidiária de vendas em Los Angeles, ingressando assim no mercado dos Estados Unidos.

Na década de 1970, além de inaugurar novas fábricas para atender a alta demanda do mercado, continuou sua expansão com a criação de subsidiárias em outros países como em 1976, na Austrália.

Em 1977 a marca desenvolveu o maior pneu OTR do mundo na época, para caminhões de 200 toneladas, e em 1978 lançou  o pneu radial de alta performance para carros de passageiros (ADVAN HF).

Pouco depois, em 1981, ingressou no varejo com a inauguração da primeira loja franqueada de pneus, chamada Grand Slam, em Tochigi. E 1983 dois fatos importantes ocorreram: a marca forneceu os pneus para o primeiro Grande Prêmio de Macau de F3 e lançou os pneus especificamente desenvolvidos para rodar na neve.

Sempre em busca de inovação para incorporar seus produtos, em 1986 inaugurou uma moderna instalação de testes de pneus, batizada de D-PARC (Campo de Provas e Centro de Pesquisa Daigo).

No final desta década, em 1989, ocorreu a abertura do T*Mary (Takasu Motoring and Researching Yard), Centro Especializado de Pesquisas em Condições de Neve e de Baixa Temperatura. Além disso, a marca obteve aprovação técnica pela Porsche para que seus pneus passassem a equipar os veículos da marca alemã.

Em 1993, entendendo que o Brasil apresentava um grande e potencial mercado consumidor, iniciou as vendas dos pneus da marca no país, exclusivamente através da Seccional Comércio Internacional.

Em 2001, como reconhecimento pela excelência de seus pneus, o Geolandar H/T G038 foi adotado como pneu padrão para o Mercedes-Benz G-Class. Pouco depois, em 2004, o Advan Sport, novo pneu esportivo de alta performance da marca, foi adotado para equipar o Bentley Continental GT.

Em 2007, seguindo os altos investimentos em marketing, a Yokohama Tyres começou a fornecer pneus para o FIA World Touring Car Championship (WTCC), os pnues para os protótipos que competiam no Mundial de Carros de Turismo.

Mais recentemente, lançou no mercado os ecológicos BluEarth, que carregam em sua essência o conceito global da marca que visa a fabricação de produtos amigáveis ao meio ambiente, e o pneu C.Drive 2, desenvolvido com composto de óleo de laranja com sílica, entrando de vez na era de pneus ecológicos.

Atualmente a Yokohama Tyres é uma das marcas japonesas de maior renome mundial, detentora de projetos inovadores e de consciência ecológica presente nas principais montadoras do planeta, como Aston Martin, Audi, BMW, Bentley, Lexus, Lotus, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Porsche, entre outras.

A alta Performance é a característica dos pneus da Yokohama Tyres atestada pelas montadoras através dos seus principais modelos de veículos, referências dos mais altos níveis de segurança, desempenho, conforto, baixa resistência ao rolamento e tecnologia de ponta.

 

NO BRASIL

 

A Yokohama Rubber Corporation, um dos maiores fabricantes de pneus do mundo e com a reputação de ter uma das tecnologias mais avançadas no mundo está presente no Brasil há 25 anos.

 

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A marca é representada no país exclusivamente pela SCI Pneus (Seccional Comércio Internacional Ltda.), grupo com experiência em segmentos diversificados como torres de transmissão de energia e telecomunicações, construção civil, incorporação imobiliária, agropecuária, mineração, financeira e locação de equipamentos.

 

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A SCI Pneus conta com uma equipe composta por técnicos formados no Japão e até uma equipe de logística que trabalha para manter um dos melhores processos logísticos na área de pneus no mercado brasileiro.

 

 

 

 

 

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