solidariedade

Acolhimento de venezuelanos completa um ano em Cachoeirinha

Prefeitura recebeu 80 imigrantes que estavam em Roraima e, em seis meses, todos foram inseridos ao mercado de trabalho

Sexta marcou um ano desde o dia em que o grupo de 80 venezuelanos, vindo de Roraima, foi instalado no abrigo temporário, preparado pelo município e alugado pela ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados por seis meses.

Uma força tarefa, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação, busco parcerias para fornecimento de alimentação, doação de roupas, calçados e materiais de higiene pessoal. Equipes da Prefeitura fizeram mutirões para regularizar cadastros nos órgãos públicos a fim de garantir a cidadania de todos.

– Um dos principais objetivos era promover a autonomia deles através do emprego e neste sentido, o empresariado local foi sensível: todos foram colocados no mercado de trabalho, permitindo que pudessem recomeçar suas vidas, o que para nós é motivo de orgulho – conta o prefeito Miki Breier.

Raul Rojas, de 28 anos, e Jesus Montiel, de 33, conseguiram emprego ainda no abrigo, num supermercado da Avenida Flores da Cunha. Com a carteira assinada há um ano, eles contam que ainda estão em adaptação, principalmente com a cultura e o idioma.

– Algumas dificuldades ainda surgem, mas tenho trabalho e moradia aqui. Me senti muito grato pela acolhida de todos –  diz Jesus, que mora no bairro Anair.

Raul, que se estabeleceu na cidade de Alvorada, conversa com a mãe e os irmãos via aplicativo de mensagens.

– Estou bem aqui, mas me sinto aflito pela situação deles lá, que está bem difícil – desabafa ele.

A experiência com a acolhidas dos venezuelanos já garantiu a realização do 1º Seminário sobre Imigração: Construindo a Rede de Proteção aos Imigrantes, realizado em agosto com o objetivo de ampliar e qualificar os serviços, além de dar visibilidade aos atendimentos já realizados para esta população.

O governo federal também reconheceu os esforços do município com a doação de um micro-ônibus de 25 lugares para dar apoio às ações para a rede de Assistência Social em Cachoeirinha.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade