Um novo caminho para a Serra Gaúcha a partir da Região Metropolitana. É a Rota Turística ganhando forma. Agora pela manhã o prefeito de Gravataí Marco Alba assinou a ordem de início do asfaltamento da Estrada Arthur José Soares, em um trecho de 4,2 km, da ERS-020 até o Xará, passando pelo distrito rural de Morungava.
Considerada a fase 1 de um total de cinco, esse trecho corresponde a 60% de toda a extensão de 7,05 km – da parada 103 até a 96, na Morungava. Concluída a pavimentação e com a abertura da Estrada da Ligação, entre a rótula da General Motors (GM) e a ERS-030, ligando a BR-290 (Freeway) à parada 103, a Estrada Arthur José Soares passará a ser a Rota Turística, um novo caminho entre a Região Metropolitana e a Serra Gaúcha, que seguirá pela ERS-020.
– Esta é uma obra importante, significativa, porque vai modificar estruturalmente esta região, dando um novo contexto de mobilidade à área do Parque dos Anjos em direção à região da 103, pra onde a cidade vai crescer – disse o prefeito.
A obra será realizada pela construtora Bolognesi Infra-Estrutura Ltda, através de um financiamento contraído pela Prefeitura com a Caixa Econômica Federal. O valor total da pavimentação será de aproximadamente R$ 4,3 milhões.
A pavimentação da Arthur José Soares integra um conjunto de intervenções em mobilidade que começou com a duplicação da Avenida Centenário, um dos principais acessos à cidade a partir da ERS-118, e revitalização da Rua Adolfo Inácio de Barcelos (essas duas concluídas) e da Rótula do Ginásio Aldeião, passando pela duplicação das pontes do Parque dos Anjos e da interseção na parada 103, em andamento.