A aluna com deficiência visual Fernanda de Almeida recebeu óculos inteligente OrCam da Prefeitura de Gravataí. Utilizando Inteligência Artificial, o equipamento possui tecnologia assistiva, que lê textos, reconhece rostos e identifica produtos.
– É um marco no processo educacional e na vida dos alunos com deficiência visual do nosso município – disse o prefeito Luiz Zaffalon, que fez a entrega.
Para apresentar a funcionalidade do equipamento ao prefeito, a simpática estudante do 6º ano testou a tecnologia com a leitura de um livro e a identificação de cores e rostos.
– Vai facilitar a leitura na escola – disse Fernanda.
Atualmente, Gravataí conta com 1.200 alunos com deficiência matriculados na rede municipal, sendo 24 com baixa visão.
A secretária da Educação, Magda Ely, contou que o intuito é comprar para os demais alunos com deficiência visual, mas que, neste primeiro momento, foi adquirido um para testar a eficiência, tanto na escola quanto na vida cotidiana dos alunos.
Ainda segundo a secretária, cinco alunos foram escolhidos para, por 15 dias, ficarem com os óculos, tanto nas salas de aula quanto em suas residências.
– Sendo realmente aprovado pelos alunos, a ideia é que cada um tenha o seu para levar para casa, dando mais autonomia para as crianças – disse.
A mãe da aluna da EMEM Santa Rita de Cássia, Noeli de Almeida, agradeceu à prefeitura por proporcionar este momento para a filha:
– Só assim para nós conseguirmos ter acesso a toda essa tecnologia.
Noeli falou ainda sobre a experiência que tem com o governo, que, desde que a filha perdeu a visão, vem auxiliando, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD) e do Núcleo de Educação Especial, na melhoria da qualidade de vida da pequena.
Em fevereiro deste ano, a empresa fabricante apresentou, por intermédio da APPPD, assessoria vinculada à Secretaria de Governança e Comunicação Social (SGCOM), o equipamento ao Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação (Smed).