coluna do nenê

A nova vida de Ricardo Silveira

Ricardo Silveira que por mais de 20 anos atuou com eficiência e transparência nas áreas comerciais das várias empresas do grupo Ativa está partindo para ser executivo da Imobi Mídias.

O grupo Imobi, cujo sócio diretor é Daniel Costa, com mais de 10 anos desempenhando com muita capacidade e soluções no segmento de out off home de mídia. Painéis, Plug (carregadores de celulares exclusivos com mídia em vários restaurantes do Brasil), aeroportos, trensurb, bustour (turismo de gramado), empenas e projetos especiais.

No texto abaixo a despedida de Ricardo Silveira, para seus amigos, colegas e diretores da Ativa que construíram uma das maiores empresas de mídia do Brasil.

 

Colegas, amigos e parceiros

“Nunca é fácil anunciar uma partida: principalmente quando você é a pessoa que está se despedindo.

Sim, é isso mesmo. É com muita emoção e um certo aperto no peito que trago a notícia de que, a partir de hoje, estou deixando o grupo Ativa – esta casa que me trouxe tantas felicidades e conquistas – para encarar novos desafios onde terei a oportunidade de me reinventar depois de 20 anos de dedicação e amor por esta empresa.

Foram duas décadas que me proporcionaram, entre dificuldades e vitórias, os melhores momentos da minha vida. Não tem tamanho a minha gratidão por essa família que me acolheu com tanto carinho e a quem sou grato por todas as minhas conquistas, que não foram poucas nem pequenas: as amizades e parcerias que fiz estando aqui (e que levarei para toda a vida), as centenas de encontros que ampliaram minha visão de mercado e de mundo, me fazendo crescer como profissional e como ser humano, e o mais importante, a linda família que construí, tanto de sangue como de trabalho.

Tive a chance de compartilhar, sem exagero, milhares de momentos felizes com todas estas pessoas graças ao que a empresa me proporcionou, algo que não tem preço e pelo qual jamais serei grato o bastante.

Como não podia ser diferente, só posso terminar este breve comunicado com duas palavras que vêm, de coração, resumir meu sentimento sobre estes 20 anos de alegria e prosperidade que a família Dubin me proporcionou: MUITO OBRIGADO!”

 

Sentimento de um presidente

Fernando Silveira – Presidente do SINAPRO-RS no Facebook

Como está sua timeline hoje? A minha é só alegria.

Aliás, quem é do mercado publicitário gaúcho sabe que hoje foi o dia de conhecer os Indicados do Salão da Propaganda 2017, da ARP – Associação Riograndense de Propaganda. Além das movimentações individuais, agradecimentos e tal, tem a lista oficial. É legal ler os nomes. É muito legal ver o mercado curtindo, comentando, agradecendo. A comunicação também é feita de elogios e não só de desabafos ou queixas. Positividade, gente! Positividade! Olha, sei que certamente a lista não contempla todos os nomes que lá deveriam estar, mas OK, trata-se de uma celebração. E sim, precisamos celebrar. Estamos, todos os players do mercado, passando por uma transformação incrível e certamente estaremos, nos dias 06 e 07 de dezembro, aprendendo e confraternizando num dos eventos publicitários mais bacanas do mercado nacional. É a força da publicidade e propaganda gaúcha e, numa hora dessas, mais do que criticar este ou aquele nome, vamos olhar para o todo e ver que, goste ou não de um ou de outro, estamos num mercado muito bacana e com mil coisas legais por vir. Vamos curtir esses 30 dias que antecedem o Salão da Propaganda.

Ao Zeca e ao Germano: força aí nessa reta final do evento, moçada. Aos indicados, em especial AnalisaFábioRenataDanieleLaraCristianoRafaelaRosângelaIrenitaRobertoRaulEduMocitaAna CassiaDodaElianaNecaAndiaraMarcelloAlbertoPhilomenaRenanCarlos Eduardo e todos outros indicados que não consegui “taggear”, que este tempo seja bem divertido e ao mesmo tempo importante para auto-estima dos publicitários gaúchos. Vamos nessa!

 

Candidato? Talvez!

Tenho falado com vários sócios diretores de agência, bem como com os presidentes de grupos e entidades. Existe um nome no mercado que por sua liderança, capacidade de trabalho, por pensar em gestão disruptiva, apresenta-se como um nome de consenso de todos e pode ser a nova presidente da ARP para o próximo biênio. Seu nome Liana Bazanela, presidente atual do GA-RS e diretora da De Brito Sul.

 

Noite de entendimento/Noite do atendimento

Com um evento realizado no Instituto Ling “NIGHT OFF” o Grupo de Atendimento de Agências (GA-RS), reuniu mais de 35 profissionais entre atendimentos e assistentes de atendimento de agências e atendimentos e marketing de clientes.

O workshop com o tema “O que te faz perder o sono?” foi montado na pratica de um projeto não convencional. INOVAÇÃO-NOVAS SOLUÇÕES PARA NOVOS PROBLEMAS. Criando plataformas de acordos.

A dinâmica imposta pelo profissional de planejamento, professor Cris Fragoso da Plim (Empresa especializada em resolver problemas de clientes que são de comunicação, transformando a comunicação) foi algo de deixar todos os presentes com uma vontade e atitude que demonstraram que existem saídas e caminhos para a convivência entre cliente anunciante e agências.

As constatações dos dois lados foram a expressão da verdade e das angustias entre a pró atividade e a morosidade, entre a verdade e a mentira, entre o conhecimento e o escondimento, entre os mimimi e os memes.

As soluções encontradas virá num projeto para o mercado. De modo que tenha uma cadeia virtuosa e sustentável.

Sem dúvida foi um dos melhores eventos já realizados no RS e mostra a gana e a vontade do GA-RS em fazer com que o mercado seja mais e melhor no sentido de valorização de qual ou quais modelos adotar.

 

Jobeando

Dizem que a política de uma grande rede de farmácias será de fazer suas campanhas por JOB’S, não tendo compromisso de ficar vinculada a uma única agência.

 

Prática

Depois de ganhar a concorrência apresentando preços menores, mesmo sendo uma das maiores empresas de mídia OUTOFFHOME do mundo, a JC DECAUX entrou na justiça contra o aeroporto do Galeão para retirar seus equipamentos de publicidade. Querer ganhar tudo a qualquer preço, dá no que dá.

 

Plaza

Depois de mais de 15 anos operando com uma house Agency, o Plaza Hotéis Resorts Spas Brasil, segundo a sua gerente de marketing Claúdia Peixoto Hörbe, já trabalha com três agências: a K3, PM Web e Waycom, para felicidade geral do mercado e oportunidade maior para todos.

 

Simmers

O entusiasmo da Priscila Barbosa Gerente de Marketing do Simmers é algo que se nota nas suas afirmações e mudanças que estão sendo implantadas e que muito significarão nas novas comunicações desse potente sindicato.

 

Juan Pablo

Depois de dois anos, escrevendo, revisando, atualizando, finalmente será lançado o livro do Professor com mestrado e doutorando em inovação Juan Pablo.

“Quebrando a Banca” é um livro que descreve vários métodos ágeis para concepção de inovação. Segundo o autor, bastam 40 dias para você ler e praticar. Agora, se você for lento e quase parando vai precisar mais tempo e aí talvez perca o trem.

 

Otimismo

A diretora de atendimento da SPR Giorgia Antunes Lorenz, está muito otimista com o desempenho da agência e espera de 2018 mais consolidação e crescimento.

 

Sicredi/Nova máquina de cartões

Poupança, linhas de crédito, consórcios e investimentos são serviços que estão na rotina dos associados do Sicredi. Agora, a instituição financeira cooperativa – que possui mais de 3,6 milhões de associados – inova e lança a Paguecom, uma máquina de cartões que passa a viabilizar a atuação do Sicredi como credenciadora. “Este é um segmento relativamente novo para o Sicredi, visto que já fazemos parte desta cadeia como instituição financeira cooperativa que oferece conta bancária para o recebimento dos pagamentos. Agora, nos tornamos também uma credenciadora, no chamado mercado de adquirência”, explica Cidmar Stoffel, diretor executivo do Produtos e Negócios do Banco Cooperativo Sicredi.

A iniciativa é uma parceria com a First Data, líder global em soluções de processamento de pagamentos e comércio eletrônico. A First Data está por trás da maioria das inovações do mercado em meios de pagamento tais como: autosserviço no checkout, programas de fidelidade, cuponagem, gift card, pagamentos móveis via celular, armazenamento seguro de dados, entre outros.

A Paguecom chega com todas as funcionalidades de uma máquina de cartões: crédito, débito e voucher. Mantendo o lema de estar sempre perto do associado e da sua rede de contatos, o atendimento deste serviço estará disponível via telefone e também nas agências do Sicredi – atualmente, são mais de 1.500, em 21 estados brasileiros. “O Sicredi tem o compromisso de sempre oferecer mais para os seus associados. O lançamento da Paguecom atende também às necessidades das cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi, de forma simples e ativa, contemplando alguns pontos, como gestão de preços, melhoria do nível de serviço e maior controle da operação”, ressalta Stoffel.

Para o country manager da First Data, Henrique Capdeville, a parceria é uma oportunidade de expandir as operações no Brasil. “Nosso papel é fazer com que as conexões entre comerciantes, instituições e clientes sejam simplificadas, promovendo maior conveniência e segurança para os usuários de meios de pagamento”, afirma. Qualquer associado ou pessoa que queira se associar às cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi pode adquirir a máquina e utilizar em seu negócio. Os interessados poderão solicitar a Paguecom em qualquer agência do Sicredi. A expectativa é que a novidade traga autonomia e flexibilidade ao Sicredi, favorecendo aos associados Pessoa Jurídica (PJ) ou Microempreendedores Individuais (MEIs). O público da Paguecom é majoritariamente de PJ, porém atenderá também a Pessoa Física (PF), como profissionais liberais: médicos, advogados, taxistas e microempresários, por exemplo.

 

Eita foto que rendeu

Com milhares de pessoas assistindo ao clássico do futebol paulista entre Corinthians e Palmeiras, uma situação foi bastante repercutida nas redes sociais e por quem se interessa em marketing.

O que aconteceu foi que o jogador paraguaio Angel Romero que joga no Corinthians após fazer um gol, pegou um smartphone e tirou uma selfie com os companheiros de equipe, fazendo com que aquela comemoração fosse ainda mais especial e interagisse com os torcedores.

Podemos dizer que foi uma baita ação da Alcatel? Ela é a única empresa de smartphones parceira do clube.

Enfim, devemos prestar atenção em ações inusitadas como essa, pois como tudo na vida: temos o lado ruim e o lado bom.

 

Reaproximação Abap e ABA

Durante o ABA Summit nessa quinta-feira, 9, o presidente da Associação Brasileira de Anunciantes, João Branco, e o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, Mário D’Andrea, subiram ao palco para reconhecer que ambos compartilham os mesmos interesses, apesar das perspectivas diferentes.

Segundo Mário D’Andrea, as agências que mais investirem tempo e dinheiro na ciência do comportamento humano, vão sair na frente na relação com consumidores e colaboradores. “Poder e grana não serão suficientes para construir essa ponte. Comprar empresas está mais difícil hoje em dia, e produzir produtos é mais e mais difícil quando temos Índia e China. O que nos resta é a inteligência para criar experiências de consumo que se prolonguem para além do primeiro contato e para que acionistas entendam que essa inteligência garante crescimento com menor custo”, concluiu o presidente da ABAP.

Boa notícia para o mercado!

 

Quem avisa amigo é

Tendo em vista o artigo publicado no AdAge, Pyr Marcondes fez o seguinte comentário:

Alertei aqui já mais de uma vez sobre os riscos do que se chama de working capital, o capital que trabalha, ou seja, o investimento que está alocado em disciplinas e atividades eminentemente mensuráveis, como mídia, por exemplo, versus o capital “que não trabalha”, ou seja, o investimento feito na criatividade.

Pois a noção que tem dominado o mind set de vários gestores de grandes marcas é de que investir no que se mede é o grande nirvana, gerando uma nova seita com cada vez mais seguidores.

Como argumento para isso, contei eu nos meus artigos sobre o tema e seguem repetindo esses gestores adeptos do ROI como mantra supremo, apresenta-se o fato de que mesmo reduzindo verbas, inclusive e principalmente até exatamente as do mundo digital, que as vendas seguem crescendo. Trata-se de reduzir as verbas em comunicação publicitária, em geral. E de projetos e campanhas de marca, em geral também.

O primeiro, segundo e terceiro objetivo passam a ser vendas, conversão e … ROI.

Pois bem, seguirei me repetindo: isso é uma “cagada” daquelas históricas. Os atuais gestores de marca que estão promovendo essa nova religião cega de futuro, serão lembrados exatamente por esse mesmo futuro, próximo aliás, por terem sido tão mega-levianos com o maior “assets” que toda empresa do mundo do consumo tem, que são suas marcas.

 

Indústria/oportunidades

Encontro Econômico Brasil Alemanha(EEBA) será nessa segunda-feira, 13 de novembro, pela manhã no Teatro do Sesi, e estarão aqui várias autoridades, como o Vice-Ministro de Assuntos Econômicos e Energia da Alemanha, Mathias Maching, que está à frente de negociações entre União Europeia e América Latina, e também o presidente e CEO mundial da holding Volkswagen Truck & Bus, Andreas Renschler, que também é presidente para a América Latina da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), além de executivos e lideranças de empresas como Fraport, Stihl e SAP.

O EEBA 2017 é organizado pelo Centro Internacional de Negócios da FIERGS (CIN-RS), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e BDI, a instituição alemã que congrega as indústrias do país. Localmente, o evento conta com a parceria da ApexBrasil, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e com os apoios do SEBRAE/RS e da Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre (AHK-RS). A previsão é que 2000 pessoas estarão participando desse grande encontro.

O 35º Encontro Econômico Brasil Alemanha conta com os patrocínios de: Badesul, Banco do Brasil, Bayer, Commerzbank, Fraport, Gerdau, Ibravin e Stihl.

 

SPR

Qual é o contexto em que as marcas estão sendo construídas? Qual o verdadeiro papel da criatividade, originalidade e inovação na construção dessas marcas? Qual a relação da criatividade com a efetividade? Essas importantes reflexões para a sobrevivência dos negócios foram apresentadas pelo sócio e diretor-executivo da SPR, Juliano Brenner Hennemann, durante o 8º Fórum de Inovação, que aconteceu no dia 8 de novembro (quarta-feira), no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul – CIC.

Abordando o tema “Só a criatividade salva”, Hennemann fez a abertura do evento, palestrando das 8h30min às 9h10min. O Fórum se estendeu ao longo de todo o dia, das 7h30min às 17h30min. Nesta edição com a temática “Cruzando o abismo: a inovação como ponte”, o 8º Fórum de Inovação teve como objetivos oportunizar conhecimento e informação sobre inovação e empreendedorismo, aproximar os empresários das novas ferramentas de gestão, tecnologia, comunicação e produtividade, além de promover negócios e troca de experiências em busca do empreendedorismo saudável, incentivando a criação de uma cultura de inovação na cidade e na região.

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