O prefeito ainda não liberou o funcionamento do comércio em geral em Gravataí, na quinta em que foram registrados mais três casos da COVID-19.
Na live desta noite, Marco Alba disse ter prontas as regras sanitárias para a retomada, que observam critérios técnicos da Vigilância Municipal em Saúde (VIEMSA), mas aguarda indicadores não repassados pelo Governo do RS e a publicação do ‘decreto de transição’ anunciado pelo governador Eduardo Leite (inicialmente para a tarde desta quinta, mas depois transferido para a sexta).
– Todos os técnicos estão aqui na sala ao lado. Estávamos esperando o decreto ainda hoje. Estamos em contato com o Palácio Piratini. Só é permitido à Prefeitura ser mais restritiva que o Estado, não menos. É prudente aguardar – lamentou o prefeito, anunciando nova transmissão pelo Facebook para às 19h30 de amanhã.
O modelo definitivo do ‘distanciamento controlado’ só será apresentado pelo Governo do RS no sábado, 9. A partir da segunda, 11, passa a valer a classificação por bandeiras que, reavaliada a cada sábado, regrará abertura ou fechamento de atividades não essenciais até o fim da pandemia.
Hoje Gravataí é ‘bandeira laranja’, como tratei em Prefeito, não abra o comércio já!; a bandeira laranja e ’Tubarão’ em Gravataí.
O prefeito ‘despolitizou’ qualquer decisão, apesar de lamentar o atraso no decreto do governador, e ainda não ter recebido os 20 respiradores contratados junto ao Ministério da Saúde.
– É só darem o ok que vamos a São Paulo buscar os equipamentos. Só queremos ação rápida. Estamos aqui pensando na nossa população, não em questões políticas, eleitorais ou ideológicas – disse, sobre os respiradores que vão permitir a instalação de 10 leitos de UTI no Dom João Becker e 10 no hospital de campanha, conforme o Seguinte: mostrou em Entramos no novo hospital de campanha de Gravataí; assista.
Marco Alba também agradeceu a população pela adesão ao decreto que editou segunda obrigando o uso de máscaras, o que, conforme anúncio do governador, a partir de segunda vale para o transporte coletivo de todo o RS, e pediu a colaboração da população no enfrentamento ao novo coronavírus.
– É preciso cada um fazer sua parte. Ao ver as pessoas com máscaras na rua, minha esperança é de que possamos sair juntos dessa crise.
O prefeito também anunciou que a partir de segunda tomará medidas judiciais contra bancos que não organizam o atendimento ao público, o que tem como consequência longas filas.
– É o setor que mais tem condições econômicas de colaborar. É semana de pagamento e vamos agir sobre bancos públicos e privados.
Ao fim, Marco Alba agiu mais uma vez com responsabilidade. A informação precisa é necessária e cada dia é diferente na guerra contra o SARS-CoV-2. Sobre a cobrança aos bancos, todo apoio ao prefeito! Só para ficar em um exemplo: o lucro do Santander Brasil nestes primeiros três meses do ano foi de R$ 3,7 bilhões. Sim, em meio à uma das maiores crises sanitárias e econômicas da história da humanidade a ‘alta’ foi de 10,5%.
Bem dizia Millôr: “quando se fala sobre bancos e assaltos, pergunte logo: de fora pra dentro ou de dentro para fora?”.
Assista a live de hoje de Marco Alba clicando aqui.
LEIA TAMBÉM
Gravataí pode ter 12 vezes mais infectados por COVID 19; reabrir ou não comércio?
Governo do RS confirma primeira morte de gravataiense por COVID 19
Justiça nega reabertura imediata do comércio em Gravataí
É moralmente homicida pressão pela volta da ’vida normal’; o que fará Gravataí?
Gravataí tem 19 casos confirmados; saiba em que bairros estão, sexo e idade dos infectados
COVID 19 rejuvenesce em Gravataí; siga perfil dos casos
Os milhares de Gravataí que estão no grupo de risco da COVID 19; teste se você escapa
Gravataí, Cachoeirinha e Viamão tem mais casos de COVID 19 que UTIs; o 11 de setembro
Pesquisa mostra que Gravataí aprova o ’fecha tudo’ de Marco Alba,
Parem Gravataí que eu quero descer!; declaro-me Inimigo do Povo, amigo da vida
Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus