eleições 2020

A vitória arrasadora de Zaffa contra Jones; o ’Grande Eleitor’ e o dia seguinte

Zaffalon e Marco Alba, na convenção do MDB na noite desta terça | Foto GUSTAVO VEIGA

Luiz Zaffalon, o preferido do prefeito Marco Alba, é o candidato do MDB à Prefeitura de Gravataí. O ‘gerentão’ dos governos do partido desde 2012 foi escolhido com 70% dos votos na convenção da noite desta terça-feira, no CTG Aldeia dos Anjos. Foram 45 votos para o ex-secretário e 19 para o ex-deputado federal Jones Martins. Apesar das palavras desarmadas do agora candidato em relação aos adversários, os bastidores da convenção evidenciam que a chama do logotipo do partido do governo ainda arde como incêndio na Amazônia.

– O objetivo é manter o projeto do governo Marco Alba, que transforma a cidade na Gravataí do futuro. Cumprimento a chapa 2 pela elegância na convenção. Precisamos de todos para ganhar a eleição – disse Zaffa, apostando na habilidade política do prefeito, que é o coordenador de sua campanha, para unir o partido.

– Havia expectativa na cidade para saber quem seria o escolhido para dar continuidade ao projeto que implantamos em Gravataí. O Zaffa é a síntese desse projeto – disse Marco Alba, respondendo também sobre ‘o dia seguinte’.

– Não há relação que não se reconstrua. Ao menos publicamente, não aconteceu nada que prejudique a capacidade de trabalharmos juntos. Esperamos que, com lealdade, todos do MDB se engajem na campanha do Zaffa.

Conforme o prefeito, a partir desta semana começarão as tratativas com os partidos da base (MDB, PSDB, PSB, PTB, PP e PSL) para a definição do vice.

– A escolha do vice é tão importante quanto a escolha do candidato a prefeito, para que tenhamos um governo harmônico.

Presidente do partido, Sônia Oliveira, 42 anos no MDB do pai, o falecido ex-prefeito Dorival de Oliveira, nunca testemunhou uma disputa em convenção.

– É a primeira vez. Fomos democráticos e a convenção é soberana. Agora esperamos a unidade de todos pelo principal objetivo, que é dar continuidade ao governo Marco Alba.

O vice-prefeito Áureo Tedesco também apoiou Zaffa e está na lista de candidatos a vereador.

– É a melhor escolha para dar seguimento ao trabalho que realizamos.

A primeira-dama Patrícia Alba, presidente do MDB Mulher do Rio Grande do Sul, também comemorou a escolha de Zaffa. E não acredita que Jones, com quem fez dobradinha na eleição de 2018, ela concorrendo à Assembléia Legislativa, ele à Câmara Federal, ou os vereadores que apoiaram o ex-deputado (Alex Tavares, Clebes Mendes, Nadir Rocha e Paulinho da Farmácia) apoiem outra candidatura de oposição ou cruzem os braços na campanha.

– O Jones é um amigo e os vereadores fizeram parte desse projeto vitorioso. Estaremos juntos na eleição.

Alan Vieira, que ao lado Airton Leal foi apoiador de Zaffa na bancada do MDB na Câmara, concorda.

– Os vereadores participaram dessa transformação em Gravataí. Nossa relação é ótima. Estaremos juntos.

Imagens da convenção e as entrevistas você assiste em live transmitida pelo Seguinte: CLICANDO AQUI.

Segundo após o resultado, Jones e seus vereadores saíram da convenção. Não foi possível entrevistá-los. Antes, o ex-deputado federal optou por não falar.

Há evidências de que será difícil apagar o incêndio no MDB. Reputo que o primeiro indício foi Jones não ter enviado ao Seguinte: artigo solicitado aos candidatos com o tema “Por que quero ser o candidato a prefeito do governo Marco Alba”. Zaffa mandou, e publiquei em Por que quero ser o candidato do governo Marco Alba, por Zaffa.

A chegada e a saída de Jones e dos vereadores da convenção também diz muito. Apenas Alex e Nadir cumprimentaram Marco Alba. Ninguém cumprimentou Zaffa, nem antes, nem depois do resultado. Próximo a uma parede lateral, o grupo pouco interagiu com os convencionais.

Os próximos dias 16 dias mostrarão se é possível ou não estreitar as inimizades. As contas de 2017 do prefeito precisam ser votadas até dia 17. Como o parecer do Tribunal de Contas do Estado foi pela rejeição, Marco Alba precisa de 14 votos para não ficar inelegível por oito anos. Se Alex, Clebes, Nadir e Paulinho não votarem junto com a base de governo, a oposição vence. Aí pode acontecer o que antecipei em Contas de Marco Alba serão aprovadas; a invertida no edital da convenção do MDB, inclusive com processos de expulsão e a exclusão da lista de candidatos à Câmara de Vereadores.

O prefeito já mostrou que não aceita pressões, ao bancar Zaffa mesmo com a possibilidade de fazer um ‘acordão’ para garantir a aprovação de suas contas, como analisei em Voto secreto e presencial decide entre Zaffa e Jones para disputar Prefeitura de Gravataí; MDB em chamasMarco Alba sob chantagem; fogo amigo ameaça votação das contas de 2017Jones e seus vereadores negam chantagem contra Marco Alba; ouça áudio e leia nota de repúdio Zaffa é lançado candidato a prefeito por Marco Alba e 85 por cento do diretório; Prefeito não cede a suposta chantagem.

Ao fim, Marco Alba mostrou sua força ao garantir uma vitória esmagadora ao amigo de três décadas e parceiro na Assembleia Legislativa, nos governos Yeda e de Gravataí, porém um outsider, nunca testado nas urnas. Zaffa ganhou a primeira. Ganhará em 15 de novembro? Um ‘Grande Eleitor’ tem: o hoje popularíssimo prefeito, em qualquer pesquisa que se faça, de governo ou oposição.

 

LEIA TAMBÉM

Em Gravataí, se o povo gostar do político, políticos querem matar!; o ’Efeito Orloff’

TCE reprova contas de 2017 de Marco Alba; O Josef K. do dia e a chantagem

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade