eleições 2020

Como ’zap’ vazado influi na ameaça de inelegibilidade de Marco Alba; a vírgula incendiária

Edital da convenção municipal do MDB que aconteceu nesta terça

Até uma vírgula é combustível para a chama do logotipo do MDB arder como incêndio na Amazônia, mesmo após a escolha de Luiz Zaffalon como candidato à Prefeitura em vitória arrasadora sobre Jones Martins, o que tratei nesta terça em Zaffa é o candidato do governo Marco Alba à Prefeitura de Gravataí; o ’Grande Eleitor’ e o dia seguinte.

Diz assim o item ‘d’ da ordem do dia do edital da convenção: “Delegação de poderes à Comissão Executiva Municipal para celebrar coligações com outros partidos (eleição majoritária), bem como para homologar, substituir, acrescentar ou suprimir nomes à chapa de candidatos às eleições proporcionais”.

A partir do grifo, no artigo Contas de Marco Alba serão aprovadas; a invertida no edital da convenção do MDB alertei para a possibilidade de expulsão – e a consequente retirada da nominata de candidatos – dos vereadores do partido que não votarem pela derrubada de parecer do TCE que rejeita as contas de 2017 do prefeito e, se não receber os votos dos 14 parlamentares da base do governo, pode torná-lo inelegível por oito anos.

Nesta manhã tive acesso a WhatsApp enviado por Sônia Oliveira, presidente do MDB de Gravataí, ao ex-deputado federal Jones Martins, após o então candidato na convenção consultá-la, quando publiquei o artigo, sobre no item ‘d’ do edital supostamente faltar uma vírgula e o complemento “nas formas da lei”.

Siga a íntegra do que escreveu Sônia. Depois, concluo.

 

“(…)

Jones!

Em resposta ao teu telefonema de hoje 26/08, sobre item do edital da convenção, que segundo o advogado Paulo Ferreira, deixa inseguros os Vereadores que te apoiam, insinuando que poderiam entrar com pedido de impugnação, por suspeitarem de que poderão não serem incluídos na nominata do MDB, dos candidatos a Vereadores para as eleições de 15 Novembro, informo o que segue:

Quanto ao edital, é padrão, o modelo está no site do partido as únicas alterações são com relação a local e data e eu acrescentei os cuidados sanitários referentes ao COVID.

Imaginar ou suspeitar da possibilidade desta Presidente em prejudicar qualquer candidatura, só pode passar pela cabeça de quem não conhece o meu comportamento respeitoso e responsável enquanto, militante, filiada, Secretaria Municipal de Educação e Presidente do Partido.

Os termos de substituição são referentes ao que já é previsto em lei (morte, inconsistente no registro, desistência e etc).

Não faz parte da minha índole a dissimulação ou a má fé.

Essas características são próprias dos que assim pensam sobre os outros.

Não existe a possibilidade de deixar fora da nominata qq vereador do MDB.

Exerço a Presidência do MDB de Gravataí, baseada na lei, nos termos do estatuto, sempre visando a lisura e garantia do Processo democrático.

Sem mais, registro que nunca na história, me senti tão desrespeitada por Vereadores do MDB.

(…)”.

 

Analiso.

A resposta de Sônia, que é da maior confiança do prefeito, evidencia que o caminho para Marco Alba evitar a inelegibilidade não deve ser o enquadramento, dentro do MDB, dos vereadores Alex Tavares, Clebes Mendes, Nadir Rocha e Paulinho da Farmácia, que apoiaram Jones na convenção.

Da mesma forma como não cedeu a pressões para trocar Zaffa por Jones, como tratei nos artigos Marco Alba sob chantagem; fogo amigo ameaça votação das contas de 2017Jones e seus vereadores negam chantagem contra Marco Alba; ouça áudio e leia nota de repúdio Zaffa é lançado candidato a prefeito por Marco Alba e 85 por cento do diretório; Prefeito não cede a suposta chantagem.

Ao fim, Printe & Arquive na Nuvem: se a votação não for barrada judicialmente até o dia 17, a data limite para Câmara aprovar ou derrubar o parecer, pelo menos dois vereadores, Clebes e Nadir, vão votar com a oposição e o popular prefeito do partido será tornado inelegível.

É o futuro repetindo o passado, como tratei em Em Gravataí, se o povo gostar do político, políticos querem matar!; o ’Efeito Orloff’.

 

LEIA TAMBÉM

TCE reprova contas de 2017 de Marco Alba; O Josef K. do dia e a chantagem

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade