coluna do silvestre

Agas superou a meta e vendeu R$ 508 milhões

Balanço da edição deste ano da Expoagas foi apresentado agora à tarde pelo presidente da associação supermercadista, Antônio Cesa Longo, para a imprensa

Em busca de diferenciais de competitividade, novas parcerias e soluções para o momento de instabilidade econômica, representantes de 6,7 mil empresas do varejo, indústria e canal distribuidor reúnem-se no Centro de Eventos Fiergs até a noite desta quinta-feira (23/8), na 37ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2018.

Segundo o balanço divulgado pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, e aferido pelo Instituto Segmento Pesquisas a partir de levantamento realizado durante os dois primeiros dias da feira junto a 102 expositores, o volume de negócios concretizados até o final do evento vai atingir os R$ 508,5 milhões, um crescimento de 5,5% em relação à edição passada do encontro.

Além da feira de negócios, que reúne um total de 48,2 mil visitantes em seus três dias e antecipa tendências em produtos, equipamentos e serviços para o setor varejista, a Expoagas 2018 proporcionou um ciclo de palestras com conferencistas como Drauzio Varella, Miguel Falabella e Ricardo Boechat, entre outros, bem como seminários técnicos e visitas guiadas a empresas do comércio e da indústria.
 

Evolução

De acordo com o presidente da Agas, o incremento no volume de negócios concretizados na feira supera a previsão de crescimento do setor supermercadista gaúcho para 2018, que deverá ser de 1%. A Expoagas 2018 mostrou que as empresas estão dispostas a buscar diferenciais e a serem criativas.

— Estamos satisfeitos por constatar que 29% dos visitantes estiveram no evento pela primeira vez, mostrando que a feira está oportunizando conhecimento e parcerias a novas empresas. Este é o objetivo, reunir diferentes segmentos e companhias de todos os portes para que, juntos, promovam o desenvolvimento da cadeia — destaca Longo.

 

IMPORTANTE

 

1

Destaques desta edição, os novos espaços, um para grandes empresas multinacionais e outro para a pequena indústria gaúcha, possibilitaram a participação de 40 expositores a mais que em 2017.

 

2

Nos dois primeiros dias do encontro, o Instituto Segmento ouviu 102 empresas, sendo 71% da indústria, 15% de serviços e 14% do comércio.

 

3

Segundo a pesquisa, 70% das vendas concretizadas na Expoagas 2018 serão transacionadas junto a varejistas gaúchos, 29% a compradores de outros estados brasileiros e 1% a participantes de outros países.

 

4

Estiveram no evento representantes dos 27 estados brasileiros e de outros 11 países (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Colômbia, México, Venezuela, Estados Unidos, Itália e Uganda, este último estreante na Expoagas, com uma comitiva de 20 empresários).

 

Varejistas

 

Cada vez mais multissetorial, a Expoagas 2018 teve, entre seus visitantes, um número de profissionais majoritariamente ligados ao varejo (83%), mostrando o caráter comercial da mostra.

A gratuidade nas pré-inscrições contemplaram não só supermercados, mas representantes de padarias, açougues, atacados, hotéis, bares, restaurantes, farmácias, salões de beleza, lojas de 1,99 e petshops, entre outros setores.

 

VISITANTES VAREJISTAS

Supermercados 71%

Atacados8,7%

Padarias 5,1%

Restaurantes3%

Lojas de conveniência1,2%

Açougues1,1%

Bares0,5%

Hotéis 0,3%

Lojas de 1,990,2%

Farmácias0,1%

Hospitais0,1%

Outros7,3%

 

Hábitos de consumo

 

Outra característica tradicional da Expoagas é nortear as tendências que serão observadas nas gôndolas dos supermercados alguns dias após o evento. Como os varejistas reforçam os estoques para o segundo semestre na feira, os produtos que se destacam no evento acabam ganhando destaque nas prateleiras.

— Os expositores trouxeram cerca de 800 lançamentos para a feira, e esses produtos e equipamentos já estarão disponíveis nas lojas do varejo em duas semanas — antecipa Longo.

Para o presidente, a Expoagas mostra que o setor tem espaço para os mais diferentes produtos e segmentos. Segundo ele, a tendência é não ter tendência já que não há fórmula de sucesso e justamente por isso há espaço para todos.

— O consumidor está fazendo valer o seu dinheiro e em busca de oportunidades. Por isso os fornecedores que oferecem o melhor custo-benefício vão certamente se destacar no último quadrimestre — destacou.

Na Expoagas 2018, as empresas recordistas em vendas, entre os expositores, são dos segmentos de máquinas e equipamentos, higiene e limpeza e laticínios. A explicação do presidente é que o varejo segue reformando e ampliando lojas, além de buscar a redução dos custos.

 

ANO QUE VEM

 

A Expoagas 2019, que terá o tema “Estrelando os Bons Negócios”, ocorrerá de 20 a 22 de agosto do ano que vem novamente no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre.

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade