Em busca de promover uma maior integração entre os alunos da rede pública e o mundo da tecnologia, as turmas do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Suely Silveira Soares visitaram o Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense e a Escola de Ensino Médio do SESI Albino Marques Gomes. O intuito da visita foi conhecer de perto os espaços de criação maker e robótica das instituições.
De acordo com a coordenadora do programa Usina de Talentos, da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Nayala Ramos, que intermediou e acompanhou a visita, entre os alunos, a euforia de estar em um ambiente totalmente novo era visível, atingindo, assim, o objetivo da saída a campo, que era oportunizar uma vivência inovadora para os alunos.
– O nosso intuito era estimular os estudantes para que, futuramente, possam pensar neste novo mercado de trabalho, no qual instituições como o SESI e o IFSUL trabalham de maneira louvável.
– Entusiasmados, alegres e com diferentes perspectivas – foi assim que a diretora da EMEF, Patrícia Nonnenmacher, descreveu os alunos ao saírem da visita.
Para ela, a oportunidade de os estudantes conhecerem o trabalho desenvolvido por duas instituições tradicionais tem participação significativa no processo de aprendizagem dos alunos.