Os alunos Amanda Siqueira, Sthefani Pereira e Vinicius Soares, da Escola Sesi de Gravataí, visitaram a Secretaria Municipal Do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal (Sema) para apresentar projeto sobre a criação de um site e de um aplicativo para auxiliar a fiscalização e a educação ambiental no município.
Os estudantes entraram em contato para tirar dúvidas sobre as principais demandas da secretaria, o que os auxiliará no desenvolvimento das ferramentas, que serão voltadas para as principais dúvidas dos cidadãos a respeito das atribuições da secretaria no município. Conversaram com os alunos o secretário do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Diego Moraes, e a bióloga Isabela Kirsten.
De acordo com o titular da pasta, Diego Moraes, a reunião com os estudantes foi alinhada à intenção de criar um projeto que atenda às necessidades da secretaria e que seja bom para a população.
– A intenção deles é resolver problemas reais como, por exemplo, explicar ao cidadão quando uma árvore pode ou não ser cortada.
Diego explicou que, neste caso, os alunos pretendem apresentar a legislação e facilitar a solicitação de licença de corte.
Para os alunos, a maior preocupação é com a inclusão do cidadão nas questões sobre conservação.
– Queremos que os moradores participem mais e cuidem mais da cidade, de forma ativa – afirmou a estudante Sthefani Pereira.
Os alunos irão manter contato com os técnicos da Sema e estão em fase de aprimoramento do aplicativo, para posterior implantação na cidade.