A convenção do MDB de Cachoeirinha reconduziu André Lima à presidência e confirmou o lançamento da primeira-dama Fabi Medeiros como pré-candidata a deputada estadual em 2026 – o que o Seguinte: antecipou com exclusividade em janeiro no dia da posse do prefeito Cristian Wasem (MDB), em Discurso de posse incentiva rumores sobre prefeito Cristian lançar esposa Fabi Medeiros a deputada por Cachoeirinha.
Lima, que é assessor especial do prefeito e, como identifico, ‘primeiro-ministro’ desde o governo Cristian 1, lembrou o protagonismo do partido na eleição municipal de 2024, com a reeleição do prefeito e a maior bancada de vereadores.
– Reelegemos o prefeito Cristian e a maior bancada da história do MDB na Câmara. Minha reeleição é um reconhecimento – disse André Lima, brincando que pode “pedir música no Fantástico”, já que é sua terceira eleição à presidência do partido.
– Escolheria My Way, de Frank Sinatra – disse ao Seguinte: e a tradução você acessa clicando aqui.
Ao defender a candidatura, o prefeito garantiu que Fabi concorre pelo MDB, afastando os rumores de que a esposa poderia se filiar ao PL; rememore em Fabi Medeiros, esposa do prefeito Cristian, pode se filiar ao PL de Bolsonaro para concorrer a deputada estadual por Cachoeirinha.
Cristian lembrou que Fabi, filha do falecido e popularíssimo ex-prefeito Francisco Medeiros é “MDB raiz”. Na convenção o casal vestiu uma camiseta do partido, com um grande número 15 às costas.
– Aqui Deus escolheu nossa missão – disse, acrescentando que onde construiu sua trajetória política, Fabi construirá a dela.
Simbólica também foi a presença do vice-prefeito, Delegado João Paulo (PP), cujos bastidores da política gritam não ser o preferido do MDB para a sucessão em 2028.

O ‘Projeto Gabriel 26’
O discurso do secretário de Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, mostrou um partido unido à pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza (MDB) ao Palácio Piratini.
Uma revelação feita por Costella surpreendeu a todos. Para demonstrar o ponto de unidade do MDB no ‘Projeto Gabriel 26’, o secretário prestigiadíssimo por Eduardo Leite (PSDB) contou ter “feito as pazes” com o ex-prefeito de Gravataí Marco Alba e a deputada estadual Patrícia Alba (MDB), que passou a integrar a base parlamentar do governo estadual.
Antes do rompimento de cerca de uma década, Costella era amigo próximo, tinha sido chefe da gabinete de Marco e também integrava o grupo do falecido Eliseu Padilha, do qual Gabriel Souza também é cria.
Ao fim, a convenção mostra a estabilidade que atingiu o MDB em Cachoeirinha, hoje o maior partido do município e com o comando da Prefeitura a quase quatro anos, desde o afastamento do prefeito Miki Breier.
Querido pelos companheiros, Cristian é hoje o símbolo do partido, tem na presidência André, um pragmático ‘primeiro-ministro’; como primeiro vice-presidente o seu vereador, Cleo do Onze, como segundo o líder do governo Otoniel Gomes e, agora, a pré-candidatura de Fabi como um consenso partidário.
E, insisto, a convenção também mostrou muito sobre a união de amizades e estreitamento de inimizades em torno de Gabriel Souza na eleição para governador no ano que vem – mesmo Leite deguste azedo para muitos do partido em Cachoeirinha.
Fato é que o MDB sempre foi o Partido Pragmático.
O NOVO DIRETÓRIO
Presidente: André Lima de Moraes
Primeiro vice-presidente: Cléo do Onze
Segundo vice-presidente: Otoniel Gomes
Secretaria geral: Cristiana Mesquita
Tesoureiro: Vitor Hugo Medeiros
Vogal 1: Flávio Cabral
Vogal 2: Zeca Transportes
Suplente 1: Major Belarmino
Suplente 2: Luis Henrique Tino
Suplente 3: Brinaldo Mesquita
Suplente 4: Luis Carlos Muller