Mesmo que o deprimente da república siga cometendo fake news contra vacina em suas lives Al Qaeda, o que permite o fenômeno que tratei em É covidiotia escolher qual vacina tomar, o sucesso da vacinação foi confirmado ao fim de junho pela ‘ideologia dos números’ da COVID-19 em Gravataí – onde a Coronavac é o segundo imunizante mais aplicado.
Comemoremos: caiu o número de infectados e de vidas perdidas em nossa aldeia. Estamos saindo do platô nas alturas do Morro do Itacolomi e podemos atestar mais do que a ‘despiora’ que reportei em maio em A ’despiora’ da COVID: platô é de 3 vidas perdidas por dia em Gravataí; São mortes com rosto, como os Denicol ou a profe Maura.
– Inverte aquela tua manchete: hoje estou mais otimista que preocupado – comemora Régis Fonseca, secretário da Saúde, lembrando o artigo de maio COVID em Gravataí: Maio fechou com 3,6 vidas perdidas a cada 24h; ’Preocupado mas otimista’, diz secretário da Saúde.
– É o efeito da vacinação. Seja qual for a vacina é boa para chegarmos aos 75% de imunizados e voltarmos a uma vida mais normal.
Gravataí fechou junho com 22.538 casos e 830 óbitos. Foram 1.183 infecções e 74 mortes em 30 dias. A média diária de casos caiu de 41.4 para 37.4. As vidas perdidas de 3 para 2.4 a cada 24 horas. São dados próximos a fevereiro, que registrava 2 óbitos/dia, melhores que maio, com 3.6 e imensuravelmente menos trágicos que março, pior mês da pandemia, com quase 6 famílias gravataienses perdendo seus amores para o novo coronavírus a cada dia.
– Mais tranquilidade só quando retomarmos o nível de janeiro, entre 16 a 20 internações. Hoje ainda registramos de 38 a 40 – informa o secretário, que confirma a manutenção do Hospital de Campanha até setembro, como defendeu o prefeito na entrevista 6 meses na Prefeitura de Gravataí: Zaffa fala tudo.
– O inverno vem aí. A pandemia é um aprendizado diário. E não podemos esquecer que o pior da COVID não aconteceu no inverno – alerta Régis Fonseca.
Gravataí, a mais eficaz na vacinação entre os 10 maiores município gaúchos, além de também registrar queda na ocupação de UTIs (de 78,2 para 76.2 na Região 10 – Metropolitana), tem indicadores melhores do que a R10, que teve crescimento na mortalidade de 317.8 para 331.5 nos 30 dias de junho. Os casos foram de 184.936 para 201.046 e as mortes de 7.529 para 7.855.
Ao fim, urubus são os que torce pela carniça, ou são responsáveis por ela. Eu, ‘vivando o SUS’, canto Chico:
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar
LEIA TAMBÉM
Os 50 covidiotas de Gravataí que não quiseram a vacina; Quem usa o SUS merece os nomes
Afinal, Gravataí está bem ou mal na vacinação?; O preto pobre e o rico branco como o atestado
Por que vereador de Gravataí foi vacinado contra COVID aos 31 anos