SEGURANÇA

‘Armeiro 3D’ de facção é preso em Canoas durante Operação Narke

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (7), em Canoas, um homem apontado como responsável por fabricar armas de fogo para uma organização criminosa com origem no Vale dos Sinos.

A ação foi realizada por agentes da 2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN/Denarc), sob a coordenação do delegado Wesley Lopes, no âmbito da Operação Narke, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo a investigação, o suspeito — conhecido entre os integrantes do grupo como “armeiro” — produzia armas e acessórios bélicos com impressoras 3D, adaptando mecanismos e componentes plásticos e metálicos em uma residência na cidade.

“Recebemos informações de inteligência indicando que uma facção criminosa do Vale dos Sinos estava fabricando armamentos e acessórios de forma artesanal, com o uso de impressoras 3D. A partir daí, as equipes iniciaram diligências e confirmaram a atividade ilegal”, explicou o delegado Wesley Lopes.

Durante o cumprimento de mandado de busca, os policiais apreenderam duas armas de fogo, munições, impressoras 3D, peças de armas e acessórios.

O material será submetido a perícia, e os investigadores buscam identificar outros envolvidos na cadeia de produção e distribuição das armas, que, segundo a Polícia, eram destinadas a grupos criminosos envolvidos no tráfico de drogas e em homicídios na região metropolitana.

O homem foi autuado em flagrante por posse e fabricação ilegal de arma de fogo e encaminhado ao sistema prisional.

“Essa prisão faz parte de um esforço conjunto da Operação Narke, que atua em todo o país no combate às organizações criminosas e ao tráfico de entorpecentes. O enfrentamento ao uso de tecnologia para o fortalecimento do crime é um dos nossos focos”, afirmou o delegado Wesley.

As investigações continuam para mapear a rota das armas e responsabilizar outros integrantes do grupo.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade