Valdir Bonatto, principal articulador político do PSDB de Eduardo Leite na região metropolitana, disse ao Seguinte: na tarde desta quarta-feira que o gravataiense Dimas Costa (PSD) pode ser deputado estadual ou assumir a Secretaria de Esportes do Estado.
– São questões bem encaminhadas – disse o deputado estadual, ex-prefeito de Viamão e coordenador da campanha do governador à reeleição em 2022, que disse ter atendido a reportagem ao sair de reunião na Casa Civil para tratar do tema.
Conforme Bonatto, a resolução deve se dar antes da viagem de 10 dias de Leite para a Europa, em 10 de abril.
O cronograma das mudanças na base do governo estadual tem relação com a votação polêmica dos decretos que retirariam incentivos fiscais de diversos setores da economia gaúcha e a possibilidade do governador reapresentar o projeto que aumenta o ICMS e teria o voto favorável de Dimas, caso confirmado deputado; leia em Aumento do ICMS: Dimas defende Leite e chama Patrícia e Marco Alba para o jogo em Gravataí; A ‘equalização’ da verdade múltipla e Dimas responde nota do PT de Gravataí que critica aumento do ICMS por Leite; O ‘eu sei o que vocês fizeram no verão presente’.
Para Dimas, hoje adjunto, assumir como secretário de Esportes, seu chefe político Danrlei de Deus (PSD) teria que deixar a secretaria e reassumir o mandato como deputado federal.
E, como Dimas é primeiro suplente, para assumir cadeira na Assembleia, o deputado estadual Gaúcho da Geral (PSD) teria que se tornar secretário de Esportes, também na vaga de Danrlei.
Como já reportei em uma série de artigos, sem nenhum desmentido, a sinalização do governador para um projeto estadual era a condicionante de Dimas para renunciar à pré-candidatura à Prefeitura e apoiar a reeleição do prefeito Luiz Zaffalon (PSDB) – naquele que, até o momento, seria o maior movimento político para as eleições 2024 e unificaria um palanque de Leite na aldeia.
Significa então que a garantia de Bonatto é uma confirmação de que Dimas apoiará a reeleição e, com a esposa e vereadora Anna Beatriz da Silva (PSD), participará do governo Zaffa?
A resposta é… segue a ‘fofoca interminável’, que é como tenho descrito os rumores de uma aliança entre o primeiro e o segundo colocado nas eleições de 2020, com 57.659 (51,12%) e 35.623 (31,58%) votos, respectivamente.
Não colhi fatos suficientes para não atrapalhar os argumentos dos que garantem que sim, nem que não.
Se Dimas indicou uma tendência à aliança em reunião com partidários na segunda-feira, até às 17h de hoje o Diário Oficial ainda não registrou nenhuma indicação sua ou de Anna para cargos na Prefeitura.
E, principalmente, fonte do Seguinte: conversou nesta semana com Gaúcho da Geral e ouviu que o deputado estadual não pretende deixar o mandato para assumir a secretaria.
Procurado pelo Seguinte:, Gaúcho disse há pouco, por intermédio da assessoria, que “não comentaria o assunto oficialmente neste momento”.
Já Dimas repetiu ao Seguinte: o que sempre diz quando entrevistado sobre a polêmica:
– Sigo candidato a prefeito. Se houver algo diferente, comunico.
Ao fim, segue a – chata, já – ‘fofoca interminável’, na planície e além, como tratei em Por que Dimas está próximo de apoiar Zaffa em Gravataí e ser deputado estadual pelas mãos de Eduardo Leite; A fofoca interminável além da planície.
E com chances de perdurar, já que as convenções partidárias acontecem só em agosto.
Arrisca Dimas restar em I-Juca-Pirama, poema de Gonçalves Dias, “rejeitado da Morte da guerra e dos Homens na paz”.
Uma resposta
É uma barbaridade, agora já não basta o teatro das tesouras no governo federal sempre com PSDB envolvidos , agora querem aplicar o golpe aqui na aldeia ! Espero que o futuro prefeito da cidade Marco alba esteja atento a todas estas manobras políticas de zafa e Dimas ! Uma vergonha! Zafa é um verdadeiro traidor , e na política isso é imperdoável!