Áureo Tedesco pode ser um cara tranqüilo e da paz, que muito mais ouve do que fala. Bobo não é. Quando o ex-vice-prefeito Francisco Pinho quis bancar o chefão e indicar quase todos os cargos do PSDB no novo governo Marco Alba (PMDB), o atual vice-prefeito de Gravataí permitiu-se subir o sangue de gringo, levantou a voz e pagou para ver.
Os mais exagerados já criaram nos bastidores da política da aldeia a lenda de que Áureo chegou a ameaçar largar a vice-prefeitura antes da posse e assumir o mandato como vereador, se não fossem aparadas as unhas de Pinho.
Se não foi de tesoura, pelo menos a lixa pegou. Pinho se escalou para a Secretaria de Serviços Urbanos e emplacou o braço direito Denner Gelinger na Agricultura. Mas não teve cargolândia de porteira fechada em nenhuma das secretarias.
Qualquer outra indicação de CCs vai passar por Áureo e pelos outros vereadores tucanos, Neri Facin e Mário Peres.
Mas a principal vitória de Áureo é o acordo que prevê que, caso Pinho deixe o secretariado para concorrer a deputado estadual em 2018, não volta mais.
Por óbvio que não foi só dizendo sim que Áureo veio lá da roça no Caraá e criou há 14 anos a Agropecuária Avenida, uma das mais tradicionais de Gravataí, e é um dos empresários mais bem-sucedidos da Morada do Vale.
Com Marco Alba, já virou amigo de família.
LEIA TAMBÉM