sua saúde

Autoteste de HIV é novidade em Gravataí

Autoteste de HIV já é disponibilizado no Serviço de Assistência Especializada de Gravataí

O uso do autoteste para diagnóstico de HIV foi apresentado por funcionários do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que pertence a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí, em palestra na Total Logistic Management (TLM) sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

– A prevenção do HIV não é só camisinha. Deve passar por ela, mas não se encerra nela. Prevenção de HIV é conversa, entendimento de mundo, transparência e evidência científica. É mostrar de maneira técnica, sem tabus, as opções que a pessoa tem para manter seu estado de saúde. É acolher e entender os diferentes prismas das pessoas. É uma parceria. Prevenção, quando é combinada, dá sempre certo e é por isso que estamos hoje aqui – disse Tatiane Silva, coordenadora do serviço.

A maioria dos funcionários da TLM afirmou que nunca haviam feito o teste de HIV antes disso e que desconheciam essa nova opção de testagem.

O SAE de Gravataí está distribuindo pela primeira vez os autotestes, mirando o diagnóstico precoce.

– Quanto mais cedo o HIV é detectado, mais eficiente é o tratamento. O autoteste é um procedimento acessível que pode salvar vidas. A Secretaria Municipal da Saúde tem se esforçado na divulgação da prevenção e diagnóstico precoce da doença – explicou Jean Thorman, secretário da Saúde.

Essa é mais uma opção para as pessoas que resistem em se submeter ao teste no âmbito da rede de saúde e preferem fazer por conta própria. A estratégia tem como objetivo facilitar o diagnóstico do HIV pela população, já que o Autoteste pode ser feito pela própria pessoa que deseja saber se é soropositiva.

– Neste primeiro momento ele está sendo disponibilizado aos usuários que fazem uso do PrEP – Profilaxia Pré-Exposição ao HIV – informa Tatiane Silva.

 

E se der positivo?

 

O Ministério da Saúde recomenda que, em caso de resultado positivo do autoteste, o usuário procure o SAE para que possa realizar testes complementares que comprovarão o HIV definitivamente.

 

Profilaxia Pré-Exposição

 

A Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV, disponibilizada no SAE Gravataí, consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV.

O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV.

 

O SAE

 

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) realiza tratamento, prevenção e assistência para pacientes nas áreas de tuberculose, HIV, doenças sexualmente transmissíveis e hepatites.

Também são promovidos testes rápidos para Hepatite B, Hepatite C, HIV, Sífilis e tratamento gratuito para a AIDS.

 

Laboratório Municipal

 

O SAE de Gravataí conta com o Laboratório Municipal agregado.

O local realiza coletas de CD 4 e carga viral do HIV, genotipagem do HIV, carga viral e genotipagem de Hepatite B e C; testes rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sífilis, VDRL de pacientes reagentes à sífilis e baciloscopia de escarros para diagnóstico de tuberculose.

A unidade está localizada na Rua Ernesto Fonseca, 35, no Centro.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade