transporte

Cachoeirinha unificará ônibus municipais e metropolitanos

Blhetagem metropolitana e municipal será unificada em Cachoeirinha | F.Planella Divulgação

Se ninguém confirma oficialmente a possível retirada da Stadtbus das operações no transporte coletivo municipal de Cachoeirinha, na prática, a partir da tarde desta quinta, a empresa e a Transcal, que opera o transporte metropolitano a partir da cidade, já terão autorização da Metroplan e do município para integrarem seus sistemas. É que às 16h30min será assinado um convênio entre o órgão estadual e a prefeitura que promete mudar dinâmica de quem depende dos ônibus em Cachoeirinha.

— Não faz sentido a pessoa estar em um bairro e não poder embarcar em um ônibus que fará o trajeto que ela precisa por uma restrição de preço ou de bilhetagem. O convênio que assinaremos foi fruto de muito diálogo e da percepção dos próprios empresários de que a clientela está diminuindo — aponta o prefeito Miki Breier (PSB).

 

LEIA TAMBÉM

COLUNA DO SILVESTRE | A Stadtbus está deixando Cachoeirinha

MIki endurece e manda Stadtbus colocar cobrador nos ônibus

PAC já era, mas vai sair corredor de ônibus na Flores da Cunha

 

As mudanças previstas pelo convênio, que ainda não tem data para entrar em vigor, prevêem que o usuário poderá usar o cartão TEU — tecnologia até então não adotada nas linhas municipais — também para o transporte interno em Cachoeirinha. Um passageiro que quiser se deslocar da Vila Anair até o centro da cidade, por exemplo, poderá embarcar em um Anair/Porto Alegre, mas pagando o valor da passagem municipal.

Como consequência, de acordo com o prefeito, haverá aumento na oferta de ônibus e horários que operam nos bairros da cidade. Mesmo que, na prática, o pacote de medidas a ser oficializado nesta quinta represente perdas para a operação da Stadtbus, ninguém da prefeitura fala claramente sobre uma retirada da empresa da cidade, mas Miki Breier confirma que haverá mudanças.

— Até o momento, a Junta Comercial e a Procuradoria Geral do Município já aprovaram a cisão da Stadtbus. Ela passará a atuar em Cachoeirinha como uma empresa independente das demais cidades em que opera — explica.

A Stadtbus é originária de Santa Cruz do Sul, e tem operação também no Litoral Norte. A partir dessa autorização, a empresa provavelmente terá nova personalidade jurídica em Cachoeirinha. O que virá depois disso, não é revelado até o momento.

 

O "corredor" da Flores da Cunha

 

Na assinatura do convênio desta quinta também está prevista a autorização para dar início a um projeto antigo da prefeitura, para combater os engarrafamentos em horários de pico na Avenida Flores da Cunha: a criação de uma faixa azul.

Será a implantação de uma faixa, à direita, semiexclusiva para ônibus. Miki Breier esclarece que não será um corredor de ônibus, nem envolverá alguma obra estrutural na avenida.

— Mas a nossa ideia é de que, nos horários de pico, essa faixa seja exclusiva para o transporte público. Evitaria a disputa de espaço entre carros e ônibus, que acaba trancando ainda mais o trânsito — aponta.   

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade