Se ninguém confirma oficialmente a possível retirada da Stadtbus das operações no transporte coletivo municipal de Cachoeirinha, na prática, a partir da tarde desta quinta, a empresa e a Transcal, que opera o transporte metropolitano a partir da cidade, já terão autorização da Metroplan e do município para integrarem seus sistemas. É que às 16h30min será assinado um convênio entre o órgão estadual e a prefeitura que promete mudar dinâmica de quem depende dos ônibus em Cachoeirinha.
— Não faz sentido a pessoa estar em um bairro e não poder embarcar em um ônibus que fará o trajeto que ela precisa por uma restrição de preço ou de bilhetagem. O convênio que assinaremos foi fruto de muito diálogo e da percepção dos próprios empresários de que a clientela está diminuindo — aponta o prefeito Miki Breier (PSB).
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As mudanças previstas pelo convênio, que ainda não tem data para entrar em vigor, prevêem que o usuário poderá usar o cartão TEU — tecnologia até então não adotada nas linhas municipais — também para o transporte interno em Cachoeirinha. Um passageiro que quiser se deslocar da Vila Anair até o centro da cidade, por exemplo, poderá embarcar em um Anair/Porto Alegre, mas pagando o valor da passagem municipal.
Como consequência, de acordo com o prefeito, haverá aumento na oferta de ônibus e horários que operam nos bairros da cidade. Mesmo que, na prática, o pacote de medidas a ser oficializado nesta quinta represente perdas para a operação da Stadtbus, ninguém da prefeitura fala claramente sobre uma retirada da empresa da cidade, mas Miki Breier confirma que haverá mudanças.
— Até o momento, a Junta Comercial e a Procuradoria Geral do Município já aprovaram a cisão da Stadtbus. Ela passará a atuar em Cachoeirinha como uma empresa independente das demais cidades em que opera — explica.
A Stadtbus é originária de Santa Cruz do Sul, e tem operação também no Litoral Norte. A partir dessa autorização, a empresa provavelmente terá nova personalidade jurídica em Cachoeirinha. O que virá depois disso, não é revelado até o momento.
O "corredor" da Flores da Cunha
Na assinatura do convênio desta quinta também está prevista a autorização para dar início a um projeto antigo da prefeitura, para combater os engarrafamentos em horários de pico na Avenida Flores da Cunha: a criação de uma faixa azul.
Será a implantação de uma faixa, à direita, semiexclusiva para ônibus. Miki Breier esclarece que não será um corredor de ônibus, nem envolverá alguma obra estrutural na avenida.
— Mas a nossa ideia é de que, nos horários de pico, essa faixa seja exclusiva para o transporte público. Evitaria a disputa de espaço entre carros e ônibus, que acaba trancando ainda mais o trânsito — aponta.