Dois pesos-pesados do maior investimento imobiliário realizado até hoje em Gravataí estiveram na cidade hoje (5/2) para para apresentação do projeto e anunciar a data de início de um dos maiores colégios do município, o Sinodal, que vai ser erguido na área de uso misto do loteamento Prado Bairro-Cidade.
Quem veio a Gravataí foram o empresário Carlos Bier Gerdau Johannpeter (da JL Empreendedora – C. Johannpeter & Luz) e o diretor-geral do Sinodal, Ivan Renner. O encontro foi na Prefeitura e foram apresentados detalhes do projeto do Sinodal, cujas obras devem começar no próximo mês de agosto.
O Prado Bairro-Cidade foi lançado no dia 20 de julho de 2017 para ser um loteamento de alto padrão, implantado em quatro etapas numa área de mais de 350 hectares: Prado Los Álamos (em obras), a primeira etapa, depois vem o Prado Cidadela e a terceira e quarta ainda não têm nomes definidos. Pelo menos publicamente.
LEIA TAMBÉM
Vem aí uma cidade de alto padrão dentro de Gravataí
O que vai ter
No espaço multiuso devem ser construídos, além do Sinodal, um shopping (que corre a boca-miúda se tratar de um Iguatemi), supermercado, hotel, farmácia e centro comerciais com salas para consultórios médicos e escritórios de advocacia, entre outras atividades profissionais, além de áreas verdes e para a prática de esportes.
LEIA TAMBÉM
Ganha forma a nova e mais chique cidade dentro de Gravataí
PARA SABER
1
Concluídas as quatro etapas, o Prado Bairro Cidade devem ter em torno de 6 mil moradias, abrigando em torno de 25 mil pessoas.
2
O Prado Bairro-Cidade fica na BR-290 (Freeway) no lado direito, sentido Gravataí-Litoral.
3
O acesso principal vai se dar pelo trevo que leva ao com plexo da General Motors e ao condomínio Paragem Verdes Campos.
O Colégio
Pelo que foi dito hoje em Gravataí pelo diretor do Colégio Sinodal, Ivan Renner, será a primeira unidade na Região Metropolitana com capacidade para abrigar 1.500 estudantes. Serão atendidos alunos do berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, com idades entre três meses e 17 anos.
A estrutura será construída a partir de agosto em uma área com 37,5 mil metros quadrados. A expectativa é de que as aulas tenham início em 2021. O colégio também poderá receber alunos que não moram no bairro e a expectativa é que a estrutura esteja concluída já em novembro do ano que vem.
Sócio principal do empreendimento (financiado por um grupo de investidores até de fora do Rio Grande do Sul), Carlos Gerdau Johannpeter salientou que o Sinodal vai ser uma “escola de alto padrão físico e educacional”.
— Acreditamos acima de tudo em valores, e a educação é a base para formação do indivíduo. O colégio é a primeira necessidade de uma família e o Prado está conectado a essa realidade que compõe a qualidade de vida das pessoas — afirmou o empresário.
A reunião desta terça foi no gabinete do prefeito Marco Alba (MDB).
— Educação em tempo integral e com qualidade não é ocupação, é ensino. Essa é a melhor ferramenta para dar autonomia e independência ao cidadão, com geração de renda e trabalho — disse ele.
IMPORTANTE
1
Com ensino bilíngue, o Sinodal foi o primeiro colégio do estado a firmar um acordo com a International University Alliance (IUA), um grupo de 15 universidades americanas.
2
A parceria permite que os melhores alunos formados possam estudar nessas faculdades após o Ensino Médio sem a necessidade de exame de proficiência em inglês.
3
Outro atrativo é o destaque dado às práticas esportivas. Como escola federada, os alunos do Sinodal participam de competições nacionais de vôlei e basquete.
4
Há mais de cinco anos, o Sinodal possui a melhor média de aprovação no ENEM. Cerca de 80,5% dos alunos da instituição passaram em vestibulares de universidades públicas e privadas em 2017, e nos últimos cinco anos, 35% deles ingressaram em universidades federais.
Veja imagens do projeto do Colégio Sinodal que foram apresentadas ao prefeito Marco Alba.
: Projeção de como vai ser a escola depois de pronta
: Nas duas fotos acima, detalhes do projeto elaborado