O projeto Tribos, da Associação Amigos Voluntários, em parceria com a Prefeitura de Cachoeirinha e com o Centro Infanto Juvenil Luis Itamar, está pedindo à população 1,8 mil garrafas plásticas, na cor verde.
O objetivo é viabilizar a montagem de uma árvore de Natal na cidade, com mais de dois metros de altura. Para doar as garrafas, basta ir até um dos pontos de coleta que ficam na Prefeitura ou no Centro Juvenil Luis Itamar.
A iniciativa, que leva o nome “Árvore Reciclagem” é desenvolvida através do projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, da Parceiros Voluntários, em parceria com escolas públicas e privadas da cidade.
O projeto pretende chamar a atenção das pessoas de modo geral para a importância da reciclagem para a conservação do ambiente e, ao mesmo tempo, fazendo um Natal mais sustentável com a reutilização das garrafas, explica a coordenadora executiva da associação, Lorete Terra.
— A ideia central do projeto é preservar o meio ambiente com a reutilização de garrafas plásticas, além de embelezar Cachoeirinha com uma decoração natalina —afirma a representante da Parceiros Voluntários.
O projeto Tribos conta com a colaboração de crianças e adolescentes voluntários para diversas ações comunitárias e, neste Natal, os participantes estarão engajados em fazer um natal mais sustentável, com educação ambiental e com mais economia para a cidade.
— Os tribeiros fizeram oficinas para aprender a montar a árvore, e só estão esperando a ajuda da comunidade para iniciar o projeto. Estão todos ansiosos para começar — afirma Sueme Pompeo de Mattos, outra representante da ONG.
As oficinas são realizadas no Centro Infanto Juvenil Itamar. A montagem da árvore está prevista para o início de dezembro e ficará exposta a quem passar pela avenida Flores da Cunha até o início de janeiro de 2018.