crise do coronavírus

Cachoeirinha validará por até um ano receitas de controle especial e doenças crônicas

Prefeito Miki Breier publicou decreto e fez anúncio de medidas nesta terça

A Secretaria da Saúde de Cachoeirinha (SMS) está adotando medidas que priorizem o atendimento das demandas decorrentes da crise do coronavírus. Uma delas foi publicada nesta terça-feira, 17, por meio do decreto nº 6833/2020, que dispõe sobre alteração, por tempo determinado, do prazo de validade das prescrições na Atenção Primária à Saúde de Cachoeirinha durante o período de emergência de saúde pública.

Conforme o decreto, as prescrições de medicamentos básicos utilizados no tratamento de doenças crônicas terão validade de até 12 meses a contar de sua emissão, desde que contenham a expressão "uso contínuo", período de tratamento ou quantitativo total do tratamento, sendo a entrega realizada de forma gradual a cada 30 dias.

Já as prescrições de medicamentos sujeitos a controle especial devem estar em receituário próprio. As que contenham a indicação "uso contínuo" ou período de tratamento superior a 30 dias terão validade de seis meses da data de emissão. Deverá ser retida a primeira via no momento da dispensação e as dispensações subsequentes deverão ser realizadas mediante apresentação da segunda via e consulta histórico de retirada do paciente no sistema de dispensação.

Outra medida adotada pela SMS é para que pacientes especiais fiquem em casa. Os ostomizados receberão suas bolsas e materiais em casa, ou seja, não será preciso se deslocar até o posto Odil para a retirada.

– Todos são cadastrados no sistema de Saúde, mas quem precisar, pode entrar em contato com nossos canais. Da mesma forma, os pacientes com tuberculose, cadastrados no SAE (Serviço de Atendimento Especializado), receberão seus medicamentos em casa – disse o secretário da pasta Dyego Matielo.

O secretário faz um alerta:

– Pedimos que as pessoas colaborem, evitando as aglomerações. A Farmácia Municipal, por exemplo, abre às 8 horas e fica cheia. Às nove e meia já não tem mais ninguém para ser atendido. Então, é preciso que haja bom senso da população agora para que evite os horários de pico nos atendimentos. Mantenha-se informado, acessando nossos canais de comunicação, e tire suas dúvidas. É muito melhor do que simplesmente procurar as unidades de Saúde sem necessidade. É preciso facilitar o trabalho dos profissionais de Saúde no diagnóstico da doença.

Para mais informações, estão disponíveis os telefones 3041-8654 e 3041-8655. Dúvidas ainda podem ser tiradas pelo Whatsapp 8044-7968, somente por mensagem de texto.

 

LEIA TAMBÉM

Marco Alba e Miki agem bem na crise do coronavírus; o Jim Jones de estimação

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade