Ação no Parque Eduardo Gomes teve fila de carros na Guilherme Schell, mas pôs 4 mil vovôs e vovós a um passo adiante do coronavírus. As 'selfies da vacina' encheram nossa timeline de esperança
Impossível não ficar esperançoso. No sábado, 13, em mais uma edição do Drive-Thru da Vacinação, no Parque Eduardo Gomes, quatro mil idosos com mais de 75 anos receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. A previsão era receber a todos entre 8h às 16h, mas as doses se esgotaram ao meio-dia. Oito guichês de vacinação, com a participação de estudantes dos cursos de Saúde da Uniritter, Ulbra e Universidade La Salle, além de profissionais da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, agilizavam o processo de imunização nos idosos.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | Sem acordo em audiência, funcionários da Sogal se preparam para nova greve
O prefeito Jairo Jorge (PSD) avaliou como positiva a ação deste sábado. “Temos que destacar a eficiência e a rapidez do processo. Hoje foram 4 mil vacinas, mas estamos planejando a compra de 400 mil doses da vacina Sputnik V, para vacinar 200 mil canoenses nos próximos dias” destacou.
A Prefeitura produziu um clipe em vídeo sobre a ação, que você pode conferir a seguir:
As doses eram exclusivas para os idosos que ainda não haviam se vacinado, e bastava apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de residência na cidade. O atendimento aconteceu por ordem de chegada, com distribuição de senhas.
O secretário da Saúde, Maicon Lemos, explica que a campanha da vacinação segue na cidade. “Vamos aguardar a vinda de mais doses na próxima semana para seguir vacinando os canoenses”, afirmou.
Ao longo de todo o dia, as redes sociais se encheram de fotos dos vovôs e vovós sorridentes recebendo o imunizante. E quem não ficaria? Até o final da manhã de sábado, Canoas havia perdido 749 vidas para a Covid-19, com uma ocupação de UTIs superior a 111% da capacidade instalada no município. "Estamos abrindo mais 15 leitos intensivos no HU esta semana", adiantou o secretário Maicon em entrevista publicada pelo blog que pode ser conferida aqui.
Vacinação
– A segunda dose para os idosos acima de 85 anos segue nas UBSs durante a semana.
– No dia 18 começa a aplicação da primeira dose da vacina para profissionais de saúde que agendaram.