Política

CANOAS | Beth na Educação: o reparo de uma ausência e o tiro que se ouvirá de perto

Beth, em momento de descontração em Paraí, durante uma viagem para conversar com republicanos no Interior, aproveitou para visitar um parreiral e colher uvas: a ’queridona’ vai enfrentar os ’raposões’ que temem a proximidade dela com JJ.

Posse da nova secretária de Educação mexe mais com a política do que se possa imaginar: proximidade de Beth com JJ é o 'elefante da Cica' no paço

A chegada de Beth Colombo ao governo vem sendo comemorada aqui e ali nos ambientes políticos e até em expressivos setores da cidade pela capacidade da nova secretária de Educação de relacionar-se com a Canoas onde já foi professora e diretora de escola, secretária de Educação e de Saúde, vice-prefeita, quase se elegeu prefeita e deputada estadual. Beth é uma queridona. No íntimo dos atores políticos, no entanto, já se nota um senão: parte do status quo do governo se sente ameaçado pela proximidade que ela tem com o prefeito Jairo Jorge, de quem é amiga fidelíssima, da mais alta confiança.

Quando Beth confirmou o 'ok' ao convite do prefeito, a primeira impressão que surgiu era a de reparo a uma ausência. Quando o governo foi montado entre o final de novembro de 2020 e o início de janeiro de 2022, Beth não estava no primeiro escalão, contrariando 10 em 10 apostas sobre o secretariado do retorno de JJ à Prefeitura. Naquela época, ambos diziam o mesmo: o plano de Beth era concorrer a uma vaga na Assembleia em 2022 e havia concordância de que não seria prudente, então, abandonar o trabalho na metade do caminho.

Logo a cidade enfrentou o pior momento da pandemia, o tenebroso março de 2021 e a sensação política era de que o foco na Saúde anulava a visibilidade de qualquer outra iniciativa. Se o assunto da cidade era a pandemia, tudo o mais estava relegado à coadjuvância. Longe do governo, a pré-candidata desfrutava de maior liberdade de movimentação para construir sua eleição dentro e fora das trincheiras canoenses.

 

LEIA MAIS

CANOAS | JJ confirma Beth: ’queremos estar entre as 50 cidades que mais avançam na Educação'

CANOAS | Menos de metade das crianças tomaram a vacina antes do volta às aulas; 17 mil adultos 'esqueceram' a D2

 

O ano de 2021, no entanto, não terminaria da melhor forma para Beth Colombo. Em novembro, ela gravou um vídeo onde admitia o tratamento para um câncer de mama descoberto recentemente. A terapia deu certo, Beth se recuperou bem e se preparava para enfrentar as urnas pelo Republicanos quando ouviu do amigo Jairo Jorge o pedido para rever os planos, assumir o governo e voltar a fazer política local na linha de frente: a Secretaria de Educação seria sua se disse 'sim'.

Engana-se, porém, quem supõe que o único desafio de Beth seja recuperar o diálogo entre governo e magistério ou por em prática o ousado projeto que levar a Educação de Canoas a uma das 50 melhores do país em três anos. A proximidade de Beth e Jairo é, para parte dos neo-governistas, o 'elefante da Cica' – aquele que incomoda muita gente. 

É de perto que se ouvirá o tiro.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade