BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | BNDES no HU: o ‘banco das PPPs’ visita maior hospital urbano fora de Porto Alegre

Equipe do BNDES foi recebida na manhã desta quarta-feira, 16, pelos secretários Felipe Martini e Juceila Dall'Agnol, e os diretores Hospital Universitário para visita à instituição. Foto: Leonardo Pereira/HU

Equipe de projetos de parceria fez visita técnica ao Hospital Universitário na manhã desta quarta, 16

O plano está colocado: conceder o Hospital Universitário, o HU, à inciativa privada através de uma PPP, parceira público-privada. No final de julho, o prefeito Jairo Jorge já havia dado o ‘start’ no processo ao visitar a Casa Civil do Governo Federal, em Brasília, onde apresentou a ideia à União. O edital foi publicado em agosto e, na manhã desta quarta-feira, 16, a meta deu mais um passo à frente. Equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento, o BNDES, esteve em Canoas em visita ao prefeito, no Centro, e nas instalações do HU, no bairro São José.

A visita técnica faz parte do processo que busca uma modelagem para a concessão/parceria pretendida.

O gerente de Projetos do BNDES, Leonardo Castelo Branco, e o analista Flávio Pereira, foram recebidos pelo diretor geral do HU, Edemar de Paula, além dos secretários de Saúde, Felipe Martini, e de Gestão Hospitalar, Juceila Dall’Agnol. O gerente de Engenharia Leandro Becker guiou a vista pelas dependências da instituição. A visita também foi acompanhada pela assessora especial da Casa Civil, Viviane Bezerra, que se dedica às PPPs dentro do Palácio do Planalto.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Vereadores mirins dão ‘batida’ na Secretaria de Educação; papel do parlamentar é fiscalizar

CANOAS | Bolsonaristas e conservadores se preparam para 2024; não necessariamente do mesmo lado

Viviane Bezerra, aliás, esteve com JJ em São Paulo, em julho, quando foi concluída a concessão da iluminação pública com um leilão na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. A assessora da Casa Civil também participou, mais cedo, de um encontro com Jairo e a comitiva do BNDES na prefeitura. O objetivo é dar andamento à modelagem que viabilize um investimento para manutenção e ampliação dos serviços nos próximos anos, com desembolso o governo em uma perspectiva razoável durante o tempo de concessão.

Nos planos de PPP, há uma junção de recursos privados e públicos para execução do serviço. No caso dos hospitais, conta a estrutura posta à disposição e a capacidade de ampliação de novos serviços. No HU, por exemplo, além espaços ociosos hoje em dia, há alas que podem ser reformuladas para dinamizar o atendimento. Além disso, a PPP prevê a concessão conjunta com o Pronto Socorro, o que significa que concentrar com um único prestador de serviço as duas principais portas de entradas de emergências hospitalares da cidade.

O blog já havia tratado da PPP nas postagens Em Brasília, JJ busca ‘ok’ do BNDES para PPP da Saúde; o benchmarking que vem de Guarulhos e Governo lança novo edital para gestão do HU: depois, será PPP – com direito a ‘cereja do bolo’.

A previsão do governo é concluir a modelagem e lançar o edital definitivo da PPP em até dois anos, ou seja, no final do primeiro semestre de 2025.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade