Prefeitura concentra atendimento aos casos que requeiram internação em apenas uma estrutura de saúde
Desde quinta-feira passada, dia 29, o Hospital Universitário (HU) passou a concentrar todas as internações de Covid-19 em Canoas. Com isso, as demais estruturas de saúde poderão retomar aos poucos as rotinas de atendimento eletivo, especialmente no Hospital Nossa Senhora das Graças, e de urgência e emergenciais gerais, no Pronto Socorro do Mathias Velho.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | Gripe tem, Covid espera: como será a vacinação nesta segunda em Canoas
CANOAS | Governo prepara editais para licitar gestão de hospitais e UPAs; primeiro, ao MP
O passo é considerado fundamental para a realização de mutirões e avançar na redução na fila de espera por consultas, exames, cirurgias e pequenos procedimentos represados em função da alta demanda dos casos de Covid de janeiro para cá, especialmente no período entre o final de fevereiro e meados de março.
Segundo a Secretaria da Saúde, a medida surge após o avanço da vacinação no município e o intenso ritmo de testagem estimulado pela Prefeitura.
De acordo com o boletim epidemiológico do sábado, 31, 23 pacientes estavam internados na UTI Covid, o que representa uma taxa de ocupação de 19,66%. Na Enfermaria, eram 13 – ou 7,74%. Entre 4 e 24 de julho, caiu de 364 para 231 o número de novos casos da doença em Canoas. Isso representa uma redução de mais de 63%, com base nos dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde até o dia 28 de julho.
Vacinação e testagem
Mais de 55% da população de Canoas já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Cerca de 183 mil pessoas fizeram a primeira aplicação e mais de 80 mil completaram o esquema de imunização com as duas doses ou dose única, até sábado. Levando em consideração apenas a população acima de 18 anos, o percentual de vacinação sobe para 75%.
Canoas também já fez mais de 115,2 mil testes para detecção do coronavírus desde o início do ano. Deste total, em torno de 70 mil ocorreram nos cinco centros de testagem abertos pela Prefeitura no início de março.