Educação na pandemia

CANOAS | Com novo decreto, Educação espera avanço no ensino presencial

Secretária de Educação Sônia Rosa vem reunindo com diretores e professores na busca de estimular a retomada do ensino presencial. Foto: Reprodução/Facebook

Secretária Sônia Rosa comentou com o blog sobre as mudanças na regra de distanciamento nas salas de aula

O que era proposta virou decreto. Em Canoas, desde o dia 3 de setembro, as escolas podem funcionar no sistema presencial com distanciamento mínimo de um metro entre as classes – antes, era 1,5 m. O efeito imediato disso é o aumento de disponibilidade nas salas de aula, o que foi comemorado pela secretária de Educação, Sônia Rosa. "Nossos índices estão bons, então podemos ir avançando", disse, se referindo a baixa taxa de avanço da Covid-19 verificada em Canoas nas últimas semanas.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | A assinatura de um contrato em Guarulhos tem mais a ver com o jeito com que nos movimentamos aqui do que se imagina

CANOAS | O que muda com novo decreto de risco para atividades em Canoa: a pandemia no nosso dia a dia

 

A cidade iniciou setembro com menos de 10% dos leitos de UTI/Covid ocupados com pacientes infectados pela doença e até menos do que isso, cerca 8%, nos leitos de enfermaria. O que não quer dizer que os cuidados devam ser abandonados. "Seguimos orientado que todos façam a higiene correta das mãos, usem máscaras e não algomere, dentro ou fora da escola", lembrou a secretária.

Segundo Sônia, cerca de 25% dos alunos matriculados na rede municipal de Educação voltou ao sistema presencial em julho, quando as aulas puderam ser retomadas na cidade. Este índice chegou a 32% no final de agosto. "Estamos fazendo um trabalho com as escolas para busca ativa e resgate de alunos que não vinham comparecendo", explicou. "Assim, trouxemos de volta à escola cerca de 2 mil alunos".

Sônia contou que parte desse alunos não vinha acompanhando as aulas no sistema online e, portanto, não tinham contado com o ensino.

Risco Covid

A secretária comentou, ainda, que não houveram surtos de covid nas escolas mesmo com o maior movimento após a retomada do ensino presencial. "Isso graças à testagem que a prefeitura disponibiliza e ao avanço da vacinação", avaliou. "Fora alguns casos isolados, não tivemos nenhum fechamento de escola, surto, nada disso".

De acordo com levantamento da Secretaria de Educação, apenas seis professores e seis crianças em diferentes escolas da rede tiveram casos confirmados de Covid-19. "Os cuidados, no entanto, seguem e estamos muito atentos", garantiu Sônia.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade