Preito e consórcio vencedor do certame assinaram o contrato na manhã desta segunda-feira, 18
Na manhã desta segunda-feira, 18, o prefeito Jairo Jorge e a IP Canoas Concessionária Iluminação Pública S.A. assinaram o contrato da Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública da cidade. Com o ato, a empresa dará início às etapas a serem cumpridas durante os 24 anos da concessão, como os processos de Plano de Operação e Manutenção e a instalação do Centro de Controle e Operação.
O valor total do contrato é de R$ 137.320.993,85, sendo a contraprestação mensal máxima de R$ 486.718,00, ou seja, 63,10% de desconto ofertado pelo vencedor. O leilão da PPP foi realizado no dia 16 de maio, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O vencedor foi o Consórcio IP Canoas, composto pelas empresas Fortnort, GCE S.A, Seven Engenharia e Consultoria, RH Engenharia, Henerge, STE e Expresso Charqueadas.
O prefeito Jairo Jorge assinou na manhã desta segunda, 18, o contrato com o consórcio IP Canoas, que vai cuidar da iluminação pública da cidade por uma concessão em forma de PPP. Leilão, na Bolsa de Valores de SP, foi em julho. Trabalhos começam em outubro. #BlogdoRB #Seguinte
— Rodrigo Becker (@BlogdoRB) September 18, 2023
Em sua fala, o prefeito Jairo Jorge destacou ser um defensor do modelo das PPPs, que agregam às gestões municipais. “Não estamos falando apenas de melhorar a iluminação da cidade, mas em tornar Canoas uma cidade inteligente, que vai beneficiar todas as áreas, segurança, mobilidade, transporte, economia e a capacidade de comunicação. Esperamos que possamos estar entregando essas melhorias até julho do ano que vem”, ressaltou.
“Agradeço a todos por essa oportunidade, de estar presente neste projeto tão audacioso. Este é um modelo que vai exigir muito, mas tenho certeza que, com a colaboração de todos, este contrato vai ajudar a construir uma cidade melhor, mais bonita, segura e iluminada”, destacou a diretora Operacional da IP Canoas, Daniella Pereira de Souza Cordeiro.

Sobre a PPP
O projeto promoverá a modernização, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede municipal de iluminação pública em Canoas, através da troca de luminárias por tecnologia LED, entre outros serviços. Serão desenvolvidos e implantados projetos de iluminação cênica em 14 locais já escolhidos pela Prefeitura, com destaque para prédios históricos e pontos turísticos. Também haverá a implementação de um sistema de iluminação especial em praças e parques.
Centro de Controle e Operação
Uma das inovações da PPP de Iluminação Pública de Canoas é o sistema de telegestão em 100% dos pontos de iluminação pública, com o monitoramento por meio de um Centro de Controle e Operação (CCO). A ferramenta possibilitará maior celeridade e qualidade nos serviços prestados aos canoenses, organizando e agilizando a resolução dos problemas de iluminação, como a troca de lâmpadas queimadas.
LEIA TAMBÉM
Lutzenberger e as inundações: há 49 anos, um depoimento revelador; Tudo só mudou para pior
Texto: ECom/PMC