CANOAS | Dia do Amigo tem campanha de doação de sangue no HU; se não hoje, dá um pulinho outro dia – só não deixe de ir

Doar sangue é um gesto solidário que não custa nada: campanha do Dia do Amigo vai se estender até sexta, 22. Foto: Guilherme Pereira/ECom PMC

Quem for hoje ganha lanche especial após a doação – afinal, é Dia do Amigo. Luís Mário, o Papa-Léguas, vai doar

Desafiar um amigo para uma boa ação. Esta é a ideia da campanha de doação de sangue do Hospital Universitário de Canoas, o HU. Nesta quarta-feira, 20 de julho, quando é celebrado o Dia do Amigo, o Banco de Sangue do HU promove um dia especial de coleta. Os voluntários podem comparecer das 8 às 17 horas, sem necessidade de agendamento, no segundo andar do complexo de saúde.

Desde já, quem quiser já pode marcar um amigo nas redes sociais convidando para a doação. Alguns doadores que mais indicarem amigos para a coleta vão receber um brinde da Comissão de Humanização do HU. Além disso, os doadores poderão contar com um lanche especial nesta data após a coleta.

Enfermeira responsável pelo Núcleo de Núcleo de Hemoterapia do HU, Thainá Tatsch informa que os tipos sanguíneos com RH negativo estão em estado crítico e os positivos em situação razoável. “Por isso, é importante sensibilizar os nossos amigos para colaborar com a doação, favorecendo a reposição dos estoques do HU”, observa a enfermeira.

Quem já confirmou apoio para a campanha foi o ex-jogador de futebol, Luís Mário, mais conhecido como Papa-Léguas, que atuava como atacante. Assim como ele, outros craques são esperados para fortalecer essa campanha. O desafio desta vez é fora do campo e o Gre-Nal é da Amizade.

Além de atender aos pacientes do próprio hospital, o Banco de Sangue do HU é responsável pelo abastecimento dos hospitais de Pronto Socorro de Canoas, Nossa Senhora das Graças e o hospital da Base Aérea.

Como funciona

O Banco de Sangue do Hospital Universitário de Canoas (Avenida Farroupilha, 8001, Bairro São José) recebe voluntários para a doação de segunda a sexta-feira, sem horário agendado, das 8h às 17 horas. Todo primeiro sábado de cada mês, o HU recebe doadores das 8h às 16 horas. Neste dia é necessário agendamento para a doação pelo telefone 3478.8200.

Estacionamento isento

Uma vantagem ao doador é a liberação da cobrança do estacionamento, desde que o veículo seja colocado no estacionamento atrás do HU, junto ao prédio da Odontologia da Ulbra. O ticket é validado no Banco de Sangue e ao apresentar no guichê do estacionamento, não é cobrado.

Algumas condições básicas para doar:

Ter entre 18 e 60 anos para a primeira vez, ou até 69 anos se já é doador;
Jovens de 16 a 18 anos, desde que possuam autorização do responsável;
Ter 50 quilos ou mais;
Estar bem alimentado;
Não ter ingerido álcool e/ou comidas gordurosas nas últimas 12 horas;
Estar se sentindo bem, sem dores ou sintomas gripais;
Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade