Prefeitura ainda não sabe quantas vacinas terá disponível para esta primeira etapa da campanha
Se a operação de distribuição da vacina acontecer dentro do esperado, o primeiro canoense a receber a imunização contra a Covid-19 pode receber sua primeira dose ainda nesta segunda-feira, 18. A expectativa é que o lote gaúcho da CoronaVac, aprovada no domingo pela Anvisa para o uso emergencial durante a pandemia, chegue ao Estado por volta das 15h em um voo da FAB com destino a Base Aérea de Canoas.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | Ex-adjunto devolve 300 litros de álcool-gel: o que ele fazia de posse de um bem público?
CANOAS | Coluna de quinta: Nereu presidente; Busato e Leite; a ’lei do gatilho' de volta e mais
O governado Eduardo Leite (PSDB) está em São Paulo, onde as vacinas estão sendo catalogadas e distribuídas. Ele deve voltar com as 341 mil doses que o Estado tem direito nessa primeira etapa da campanha. Assim que o carregamento chegar a Porto Alegre, começa a logística para levar a vacina até os municípios.
Há uma previsão informal da Secretaria Estadual da Saúde de que entre 18h e 20h, a maioria das cidades da região metropolitana de Porto Alegre recebam suas remessas. Canoas ainda não foi informada sobre a quantidade que terá nesse primeiro lote, mas a ideia é vacina todos os profissionais da Saúde e os idosos abrigados em casas de longa permanência.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, essa etapa será feita no local de trabalho dos profissionais ou de residência, no caso dos idosos – evitando deslocamentos. A Guarda Municipal fará a escolta e a segurança das doses durante o transporte, armazenamento e distribuição das vacinas.