Eduardo Leite não integra mais os quadros do PSDB. O governador gaúcho pediu desfiliação do partido nesta quinta, 8, depois de 24 anos de militância política. Nesta sexta, 9, deve desembarcar de mala e cuia no PSD de olho em um vôo político nacional: Leite é, ao lado do governador do Paraná, Ratinho Júnior, presidenciável do partido de Gilberto Kassab.
A notícia foi classificada como “excelente” pelo ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge. “Eduardo Leite é um grande quadro do Rio Grande do Sul. Depois de de Getúlio Vargas e João Goulart, o gaúcho que mais tem chance de chegar à presidência da República”, comenta.
Para ele, Leite tem ao menos três qualidades que o colocam nessa condição. “Tem um carisma natural, coisa que não dá para comprar na esquina. E tem capacidade política e é um excelente gestor”, diz. “É meu presente de aniversário”, brinca JJ, que faz 63 anos neste 9 de maio.
Jairo, que se coloca à disposição do PSD para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa no ano que vem. “Para mim, o plano não muda. A vinda do Leite para o PSD só entusiasma mais e mobiliza ainda mais o partido”.