Agendas na capital federal incluem, ainda, a quitação de despesas pós-enchente e eleição para nova gestão da Frente Nacional de Prefeitos
Airton Souza está em Brasília nestes primeiros dias da semana. Ele participa do encontro da Frente Nacional de Prefeitos, a FNP, que elege entre esta segunda, 7, e quarta, 9, a nova direção para o biênio 2025/2027. Airton está pleiteando a função de vice-presidente de Transparência — e deve levar.
Mas esta não é, essencialmente, a pauta mais importante do prefeito na capital federal.
Ele tem agenda na terça à tarde com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quando 16 prefeitos da região metropolitana vão “apertar” o cerco sobre mais recursos para hospitais metropolitanos — especialmente os de Porto Alegre e Canoas. De aliado de Sebastião Melo, prefeito da capita gaúcha, na briga por mais recursos do Assistir aqui no Estado, Airton busca em Brasília um protagonismo na FNP para colocar Canoas definitivamente nesta discussão sobre um novo pacto de financiamento da Saúde.
Airton não cansa de repetir que ao visitar o Hospital Universitário de Canoas, o HU, em 1º de janeiro, andou por três dormitórios do 8º andar, o da Internação Adulto, e só encontrou pacientes de fora da cidade. Uma conta que o município, sozinho, não pode pagar.