BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | FAROfino: É falsa a informação de que casas do Centro Humanitário são as do programa habitacional que Lula anunciou para atingidos pela enchente no RS

Casas provisórias doadas pela ONU ao RS estão sendo montadas pelo Exército em Centro Humanitário que será aberto em Canoas. Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Vídeo de influenciador canoense afirma que barracas e contêiners que servirão de moradia provisória para desabrigados são as “casas que o Lula prometeu”

Atenção: o vídeo produzido pelo influenciador Ezequiel Vargas Rodrigues e publicado em seu perfil no Instagram por volta das 18h desta sexta-feira, 7, acumulava mais de mil curtidas e 132 comentários até 22h, contém desinformação. No conteúdo, Ezequiel afirma que estavam chegando a Canoas “as casas que o Lula prometeu”.

Essa informação é falsa, conforme apurou o FAROfino.

Vídeo extraído do Instagram de Ezequiel Vargas Rodrigues

Na verdade, nesta quinta-feira, 6, o prefeito Jairo Jorge formalizou junto com o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, a instalação em Canoas de dois Centros Humanitários de Acolhimento — um na Avenida Guilherme Schell, próximo à REFAP, e outro junto ao Centro Olímpico Municipal, no bairro Igara. Juntas, as estruturas devem acolher até 1,7 mil pessoas que hoje estão em abrigos provisórios espalhados pela cidade.

Além de não se tratar das casas prometidas pelo presidente Lula, o programa dos Centros Humanitários é do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras, apoio da ONU e custeado pela Fecomércio, SESC e SENAC. Porto Alegre também receberá três centros.

Vice-governador, Gabriel Souza, com o prefeito Jairo Jorge, no ato de assinatura da formalização do Centro Humanitário de Acolhimento da Guilherme Schell, perto da REFAP. Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Casas de plástico

Em certa altura do vídeo, Ezequiel afirma que por serem de plástico, não há como permanecer nas casas por conta do calor. 

Essa informação também não corresponde à verdade.

Todas as habitações cedidas a Canoas foram doadas ao Governo do Estado pela Organização das Nações Unidas para Refugiados, a Acnur. São próprias para uso em áreas inóspitas — inclusive onde a sensação térmica é maior do que em Canoas. Resistem também ao frio, ao vento e à chuva.

208 habitações vão ser instaladas imediatamente no terreno da Guilherme Schell, onde também há um galpão. Ali, serão montados ambientes multiuso; espaços para crianças e para animais de estimação; refeitório; cozinha; lavanderia; fraldário/lactário; depósitos; área de triagem; área para assistência médica e social; banheiros masculinos, femininos e neutros; áreas para convivência e, em especial, para as famílias monoparentais chefiadas por mulheres.

Exército está ajudando na montagem das casas provisórias doadas pela ONU. Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

SOBRE AS HABITAÇÕES — As habitações tem estrutura de aço, janelas, paredes, porta e saídas de ar feitas em material plástico com tratamento contra incêndio, umidade e mofo.  A casa possui cerca de 18m² e capacidade para abrigar cinco pessoas. Com 2,83m de altura, 5,68m de comprimento e 3,32m de largura, a unidade tem quatro janelas pequenas, saídas de ar para ventilação e porta com fechadura. A estrutura conta também com placa de energia solar, o que permite acender lâmpada e carregar celulares e eletroportáteis.

As janelas contam com mosquiteiros e são feitas em tamanho e formato padrão para preservar a privacidade das famílias. Há, também, uma cortina, que pode ser usada como divisória, repartindo a casa em dois ambientes. No piso, usa-se uma lona, que é removível e lavável. Os painéis também podem ser higienizados facilmente, com água, sabão e pano úmido.

O Governo do Estado publicou reportagem em seu site mostrando como e de que são feitas as habitações da ONU cedidas para serem usadas em Canoas.

Já no Centro Olímpico, a montagem do Centro Humanitário de Acolhimento se utilizará de outro estrutura. Por lá, o plano é montar quartos com divisórias como as que são usadas em feiras e eventos.

As ‘casas do Lula’

Diferente do que Ezequiel disse no vídeo e conforme o que o FAROfino apurou, as casas do Centro Humanitário em nada tem a ver com a promessa do presidente Lula feita em 15 de maio de entregar a cada atingido pela enchente que tinha uma casa no padrão Minha Casa, Minha Vida faixas 1 e 2 uma nova moradia. Esse programa, conforme explicou ao blog a assessoria do ministro das Cidades, Jader Filho, está em fase de publicação de editais por parte da Caixa Federal.

Segundo o Ministério, a Caixa está oferendo ao mercado a comprar moradias prontas, casas ou apartamentos, nos padrões do Minha Casa, Minha Vida. Além disso, irá financiar novas obras e programas habitacionais exclusivos para cidades atingidas pela enchente, em uma etapa que ainda está em negociação.

Ainda conforme a assessoria do ministro, a Caixa já identificou cerca de 14 mil moradias no Rio Grande do Sul que estariam prontas imediatamente para participar do programa em zonas urbanas. O número de residências enquadradas nesta situação especificamente na cidade de Canoas não foi divulgado.

Tentativa de contato frustrada

O FAROfino tentou contato com o Ezequiel Vargas Rodrigues por um comentário no vídeo postado em seu perfil no Instagram na noite de sexta-feira, 7, informando que havia uma informação falsa vinculada a ele. Não houve retorno. Há uma semana, também enviamos mensagem para o perfil, mas o convite para a conversa sequer foi aceito pelo influenciador.

O blog apurou que Ezequiel foi assessor do vereador Airton Souza, do PL, por seis meses entre 2021 e 2022, conforme consta no site Transparência da Câmara de Vereadores. Sem o retorno dele, não foi possível saber se o caso se trata de um homônimo. Por suas redes, Ezequiel informa que até 25 de abril trabalhou como assessor na Assembleia Legislativa.

FAROfino é uma iniciativa do Blog e do Seguinte: de combate à desinformação na internet. Se você conhece algum assunto sobre o qual há dúvida sobre a veracidade das informações, manda para a gente!

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade